As decorações de unhas são uma das maiores tendências de beleza, os esmaltes são cosméticos que conquistaram os corações de mulheres e homens mundo afora. Porém, mesmo tendo milhões de adeptos mundo afora, poucas pessoas realmente sabem qual a origem do esmalte! Quer saber mais sobre isso? Então fica com a gente.
Leia também: 5 dicas que vão fazer o seu esmalte durar mais
Esse produto tem uma origem curiosa e remonta de muitos anos atrás, em civilizações que usaram a sua criatividade para decorar as unhas com as primeiras fórmulas de esmaltes do mundo! Com ingredientes naturais, esses esmaltes encantavam a antiguidade e transcenderam o tempo.
Conheça a origem do esmalte
O esmalte, uma das primeiras formas de colorir as unhas, surgiu na China aproximadamente em 3.000 a.C. A composição original era bem diferente da que usamos atualmente e incluía ingredientes como clara de ovo, cera de abelha, colágeno obtido de ossos e restos de animais, além de pigmentos extraídos de pétalas de flores, plantas e outros elementos.
Para além dos esmaltes, as pessoas na China antiga também usavam extensores de unhas bastante parecidas com as unhas postiças que usamos hoje! Essas extensões podiam ser decoradas com folhas de bronze e até mesmo pedras preciosas.
Há outros relatos de outras civilizações antigas usando esmalte
Além da história da origem chinesa, há indícios de práticas de esmaltação de unhas em civilizações egípcias , indianas e babilônicas por volta de 5.000 a.C. Isso torna difícil estabelecer uma origem e data exata para essa tradição.
No Egito antigo e na Índia , a aplicação de henna nas unhas e nas pontas dos dedos era comum, proporcionando uma coloração única. No Egito, os pigmentos dourados eram adicionados para detalhar e decorar ainda mais as unhas.
Já na Babilônia, o esmalte era usado até mesmo pelos homens! A substância que conferia a coloração preta ao esmalte era conhecida como kohl e era feita com o mineral estibina, o qual também era usado na maquiagem da região dos olhos.
Por que o esmalte era usado nas civilizações antigas
Nas antiguidade, o esmalte desempenhava um papel significativo na estrutura social, evidenciando as diferenças entre as castas e as famílias reais da época, assim como o status de realeza de cada indivíduo. O uso de esmalte era um indicativo de pertencimento a uma classe social mais elevada, especialmente para as mulheres .
Um exemplo disso é observado nas rainhas egípcias Nefertiti e Cleópatra , que decoravam suas unhas com a cor vermelha ! Essa escolha não apenas refletia a preferência pessoal, mas também estabelecia uma distinção social, reservando as cores mais chamativas para mulheres de classe alta. Enquanto isso, mulheres de classes sociais mais baixas optavam por tonalidades de esmalte mais neutras , possivelmente extraídas de minerais, já que as cores vibrantes eram restritas às elites.
Saiba mais sobre a curiosa origem do esmalte assistindo ao conteúdo produzido por Mariana Rodrigues:
Gostou desse conteúdo? Confira também:
7 curiosidades sobre o Carnaval que você não sabia
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no
Facebook
e nos siga no
Instagram
e no
Twitter
.