A indústria de viagens continua a apresentar uma recuperação significativa desde os níveis mais baixos da pandemia, com novas tendências e expectativas tornando-se visíveis e moldando uma nova era para o turismo.
Neste contexto, a Visa analisou as tendências emergentes no setor e os hábitos dos viajantes para 2024. O novo relatório de perspectivas “Tendências Globais de Viagens para 2024” revela que, embora a grande maioria dos viajantes brasileiros inquiridos (70%) esteja consciente do aumento dos custos de viagem, grande parte não desanimou, com apenas 2% planejando viajar menos.
Essa tendência é especialmente observada entre os viajantes com elevado patrimônio que não são tão afetados pelo aumento dos custos, e entre os viajantes da Geração Z, cuja preferência por um mundo online globalizado os leva a procurar novas dicas de viagem e experiências no exterior, intrinsecamente ligadas às viagens partilhadas por influenciadores nas redes sociais.
O relatório da Visa aponta também a facilidade de acesso aos recursos tecnológicos, que permite realizar qualquer tipo de reserva pela Internet, de forma segura, o que facilita, inclusive, as transações monetárias online.
Em relação às motivações dos viajantes, entre as principais estão o desejo de desfrutar de experiências novas e exóticas, de criar memórias emocionantes e recarregar as energias vivenciando aventuras fora das suas zonas de conforto.
No caso da América Latina, a região ganhou popularidade entre os turistas internacionais pela sua grande diversidade de culturas, paisagens e experiências, apesar de a Europa continuar sendo o continente mais visitado pelos turistas.
O novo relatório de insights da Visa, baseado no Estudo de Intenções de Viagem 2023, ou Global Travel Intentions Study (GTI), e outras pesquisas, destaca comportamentos e expectativas importantes do consumidor que podem ser resumidas da seguinte forma:
Democratização das viagens
Hoje, os viajantes têm mais ferramentas e recursos para planejar suas viagens. Nos últimos anos, o processo de planejamento e reserva foi digitalizado e os últimos avanços na Inteligência Artificial proporcionaram uma nova ferramenta para os viajantes construírem seus itinerários. Além disso, durante a pandemia, as transações online tornaram-se mais comuns – e agora consumidores sentem-se bastante confortáveis em comprar pela Internet, até mesmo itens mais caros.
Para ajudar no planejamento das suas férias no exterior, principalmente se você está pesquisando sobre itens indispensáveis para a sua viagem, seja um novo smartphones, produtos eletrônicos ou até um bom par de tênis, vale a pena consultar as melhores marcas e modelos de produtos e serviços através de uma empresa especializada nesse tipo de avaliação. Essa dica pode simplificar e facilitar muito a vida do consumidor que deseja fazer a melhor compra na Internet .
Viagens que combinam trabalho e lazer
Como muitos profissionais trabalham remotamente, as viagens que aliam trabalho e lazer têm crescido consideravelmente. Muitas pessoas que viajam a trabalho acrescentam alguns dias para visitar um destino específico, enquanto trabalham total ou parcialmente em sua acomodação. Quem viaja para lazer, por sua vez, pode agora prolongar a sua estadia, já que é possível trabalhar remotamente por alguns dias, onde quer que esteja.
Destinos inspirados na mídia
As redes sociais, as estrelas do cinema, das séries de TV ou da música tornaram-se influenciadores que inspiram os viajantes a escolher o seu próximo destino. Na indústria de viagem, essa tendência de fazer turismo inspirado em filmes ou séries de TV é chamada de “set-jetting”.
As preferências mudam na hora de escolher a acomodação
Para os viajantes globais, os hotéis continuam sendo a primeira escolha de alojamento, em comparação com pousadas e pensões com café da manhã ou alojamentos de curta e longa estadia. 40% dos que optam por ficar em hotéis preferem estabelecimentos com quatro ou mais estrelas, o que reflete o poder de compra geral dos viajantes.
Da mesma forma, destacam-se aqueles que levam em conta segurança, localização, preço e limpeza como os atributos mais valorizados. O relatório destaca também que os viajantes valorizam cada vez mais os serviços adicionais disponíveis nos alojamentos, fator que supera outros serviços como Wi-Fi gratuito e cancelamento gratuito.
O auge das viagens personalizadas
Os viajantes buscam controle e independência. O resultado é que eles planejam suas viagens de forma flexível e personalizada. Isto significa que mais da metade das pessoas compram os elementos da viagem separadamente (58%), enquanto 16% dos viajantes ainda preferem experiências com tudo incluído (All Inclusive). Destaca-se também que 65% dos viajantes brasileiros preferem viagens total ou parcialmente independentes em vez de pacotes turísticos.
Viagens ecologicamente conscientes
As viagens amigas do meio ambiente continuam a ganhar popularidade entre os viajantes, devido a uma crescente consciência das questões ambientais e climáticas. As considerações que os viajantes latino-americanos levam em conta são: medidas de sustentabilidade nas acomodações, meios de transporte com uso eficiente de energia e visita a destinos de ecoturismo com natureza preservada.
Outras formas de viajar com consciência ecológica são: levar pouca bagagem, reduzir o uso de plásticos descartáveis, não desperdiçar água e energia nas acomodações, aprender diretrizes de proteção à vida selvagem, utilizar transporte público, consumir produtos e serviços da comunidade local, entre outras.
Conduta de pagamento durante toda a experiência de viagem
O uso de dinheiro em viagens vem sendo reduzido consideravelmente. Os viajantes quase sempre usam moeda em espécie para despesas menores, como comprar souvenirs e comida de rua, enquanto, para despesas maiores, como voos, hospedagem e ingressos para passeios locais, os cartões de crédito são usados mais do que qualquer outro método de pagamento, seja antes, durante ou após a viagem.