
A rapper Doechii foi eleita a Mulher do Ano 2025 pela revista norte-americana Billboard . O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), e o tradicional evento para a entrega do prêmio será em 28 de março, na Califórnia (EUA).
A cantora, de 26 anos, se junta a nomes de destaque, como Madonna, Lady Gaga e Taylor Swift, além de Karol G, homenageada no ano passado. Em 2023, ela já havia reconhecida pela revista com o troféu Rising Star (Estrela em Ascenção, na tradução direta).
Em fevereiro, Doechii fez história ao vencer o Grammy de Melhor Álbum do Rap com ' Alligator Bites Never Heal '. A artista desbancou Eminem e J. Cole e se tornou apenas a terceira mulher a vencer a premiação.
Deixando os troféus de lado, ela tem outros motivos para se orgulhar: acumula elogios de Kendrick Lamar, Billie Eilish e até Beyoncé. Além disso, ultrapassou a marca de 20 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
Já deu para perceber que a lista de feitos é extensa — ainda que no tempo relativamente curto de carreira. Mas, afinal, você sabe quem é Doechii? iG Delas te conta mais sobre a carreira da nova estrela da música mundial.
Conheça a rapper Doechii
Jaylah Ji'mya Hickmon, conhecida como Doechii, é de Tampa, cidade da Flórida (EUA). Ela cresceu em meio ao mundo artístico, com aulas de balé, sapateado e atuação — habilidade das quais ela usa e abusa em suas apresentações e clipes.
A rapper adotou o nome artístico aos 11 anos, como uma alternativa para lutar contra o bullying que sofria na época. Em 2022, falou à Vulture sobre a época: "Jaylah talvez estivesse sofrendo bullying, mas eu decidi que Doechii não iria tolerar essa merd#".

Antes de estourar na música, Doechii teve um canal no YouTube, onde mostrava a rotina e o trabalho em uma rede de restaurantes.Em um dos vídeos, ela relembra o dia em que foi demitida e decidiu procurar por estágios em estúdios de música.
A carreira musical começou em 2016, quando a norte-americana passou a produzir de maneira independente. O sucesso veio de maneira gradativa, mas ao mesmo tempo meteórica.
Em 2019, a coletânea ' Coven Music Session, Vol. 1 ' a alçou ao patamar de estrela em ascenção. No ano seguinte, estourou com ' Yucky Blucky Fruitcake ', hit no TikTok. Com o sucesso, foi convidada para fazer parte da Capitol Records e se tornou a primeira mulher com o selo da Top Dawg.
A relação de Doechii com o Brasil
Apesar de não estar entre os nomes mais conhecidos do público brasileiro, Doechii possui uma relação relativamente próxima com o Brasil. Em fevereiro, a rapper expressou o seu desejo de visitar o país.
Ao ser questionada por um fã sobre a possibilidade de fazer seu primeiro show em solo brasileiro, a Swamp Princess (Princesa do Pântano, apelido que ela acolheu em referência à natureza da Flórida) respondeu: "Eu irei para o Brasil em breve, eu prometo!"
Já em uma participação no programa ' Hot Ones' , no YouTube, Doechii revelou que visitar o Brasil e se tornar fluente em português são duas das metas que estão na lista que carrega em seu celular:
ter uma lista de objetivos em seu celular e um deles envolve visitar o Brasil e se tornar fluente em português: "O primeiro objetivo que eu escrevi em minhas notas é: um dia ensolarado no Brasil e eu estou andando de bicicleta conhecendo um pouco da cidade e das pessoas. Sendo fluente em português, indo ao Brasil com frequência".