Conheça 10 terapias alternativas e para que servem
Personare
Conheça 10 terapias alternativas e para que servem

A prática de terapias alternativas pode ser uma boa opção para quem deseja prevenir doenças, ter mais autoestima, equilibrar as emoções e encarar a vida com mais alegria. Confira abaixo 10 terapias alternativas e para que servem.

Fazem parte da lista as terapias Shiatsu, Aromaterapia, Reiki, Terapia Biográfica, Terapia com Florais, Naturologia, Geoterapia, Cromoterapia, Terapia de Massagem Viva e Massagem Ayurvédica.

Talvez você já tenha ouvido falar de algumas ou não entende bem para que servem. Vem que a gente te explica tudo neste guia!

Leia mais:

Cuidando do corpo, da mente, das emoções e da energia, você pode ter um cotidiano com muito mais saúde e disposição.

Terapias alternativas e para que servem

1. Shiatsu

O Shiatsu é um tratamento eficaz para doenças renais, desequilíbrios intestinais e queimações no estômago, além de tratar a autoestima, a depressão, entre outras doenças.

De acordo com a Medicina Chinesa , todas as pessoas possuem um corpo energético. Esse organismo contém canais de energia que se assemelham ao sistema circulatório humano.

A técnica do Shiatsu consiste em fazer pressão com os dedos para verificar em quais pontos do corpo do paciente há acúmulo de energia.

Com isso, é possível balancear o fluxo energético, permitindo que energia vital volte a circular livremente e restabelecendo, assim, a saúde do paciente.

Pessoas grávidas a partir dos primeiros três meses de gestação devem aplicar a técnica com bastante critério.

2. Aromaterapia

Dentre as terapias alternativas e para que servem, a Aromaterapia utiliza óleos essenciais para trazer bem-estar físico e mental para a vida das pessoas.

Os óleos essenciais são feitos a partir de plantas medicinais e possuem efeitos terapêuticos. Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções.

Depois disso, o cérebro reage às propriedades aromáticas, modificando o humor ou o estado de espírito de alguém.

Por isso, a Aromaterapia é capaz de melhorar a saúde, aliviar situações de estresse, combater a irritação e a ansiedade, criar efeitos calmantes, entre outros.

Você pode utilizar a terapia com óleos essenciais todas as vezes em que a pessoa sentir necessidade de buscar algum tipo de efeito terapêutico para sua vida. O ideal é lançar mão dos óleos que têm mais a ver com seu momento ou ambiente no qual se encontra.

3. Reiki

O Reiki utiliza a canalização de energia através do toque e da imposição das mãos para promover o equilíbrio energético e restaurar a saúde de quem recebe o tratamento.

Por meio da técnica, a pessoa elimina seus conflitos internos e externos, retornando ao seu estado original de equilíbrio, saúde, sucesso, harmonia, paz e felicidade.

Podemos usar o Reiki tanto para a autoaplicação , quanto para aplicação em outras pessoas, ambientes, objetos e animais.

Quando o método é aplicado, tanto o paciente, quanto o profissional especializado no Reiki, também conhecido como reikiano, se beneficiam dessa energia.

Não é necessário acreditar na terapia para que ela se propague ou faça efeito, já que ela independe do estado físico, mental ou emocional para agir.

O Reiki não é uma doutrina ou religião e não está vinculado a nenhuma seita ou tradição esotérica.

4. Terapia Biográfica

A quarta da nossa lista de terapias alternativas e para que servem é a Terapia Biográfica , que auxilia as pessoas a entenderem sua trajetória de vida e seus reais desejos.

As respostas para as dificuldades ou desequilíbrios que uma pessoa vive repetidamente podem ser encontradas nos acontecimentos e na forma como cada um vivenciou determinada situação.

O trabalho biográfico divide a vida em períodos de sete anos, também conhecidos como setênios. Acredita-se que nesses períodos surgem situações ou acontecimentos, internos ou externos, que dão um novo rumo na vida das pessoas e podem provocar algumas crises existenciais.

Aos 28 anos, é comum as pessoas se depararem com a crise dos talentos e questionarem suas próprias habilidades, enquanto aos 21 elas encaram o começo da vida adulta e toda a responsabilidade que essa fase traz.

É por meio desse estudo que os adeptos da terapia conseguem criar metas para o futuro e dar um novo sentido para suas próprias vidas.

Nesse sentido, o método ajuda as pessoas a reconhecerem e aceitarem seus defeitos e talentos, eliminando as emoções negativas, a culpa e a vergonha que podem aparecer repentinamente.

5. Terapia com Florais

Você já parou para pensar que as flores podem ter muito a lhe ensinar? A terapia floral ajuda a equilibrar as emoções e a lidar com sentimentos que estão em conflito, como a insatisfação, a incerteza, insegurança, a raiva, entre outros.

Por meio de compostos energéticos chamados essências florais, essa técnica também promove o crescimento pessoal e a transformação interna, além de melhorar a autoestima.

Atualmente existem vários sistemas florais, como os Florais de Bach , de Minas e os Brasileiros.

A utilização dos florais é bem simples: a dosagem padrão é de quatro gotas diretamente na boca, no mínimo quatro vezes ao dia.

Não existe nenhum efeito colateral confirmado. Podemos usar a terapia em conjunto com outros tratamentos, sejam eles alopáticos, homeopáticos ou holísticos.

6. Naturologia

A Naturologia é uma ciência que ajuda as pessoas a buscarem mais saúde e qualidade de vida, por meio da relação com o meio ambiente e da adoção de hábitos saudáveis na rotina.

A técnica estuda o corpo físico do ser humano, como órgãos, tecidos e músculos, além da maneira como a mente se comporta. Nesse sentido, existe uma relação entre corpo e emoções, que pode restabelecer a vitalidade, a calma e o equilíbrio de cada um.

Por esse motivo, a prática ainda ajuda a prevenir e reduzir sintomas comuns dos dias atuais como estresse, depressão e ansiedade.

O profissional especializado no assunto, conhecido como naturólogo, identifica a origem do desequilíbrio que causa uma determina doença ou dificuldade na vida das pessoas.

A partir desse diagnóstico o profissional estuda e aplica o tratamento mais indicado para cada caso.

Vale lembrar que a Naturologia pode e deve atuar em conjunto com os tratamentos médicos, dependendo da necessidade.

7. Geoterapia

A Geoterapia utiliza as propriedades terapêuticas de pedras, cristais, barro e argila como forma de promover a saúde e a vitalidade, restabelecendo o funcionamento do organismo e trazendo mais bem-estar.

Os poderes desses elementos são derivados da composição química e geológica da terra ou do solo, que são ricos em metais e minerais, como ferro, magnésio, cálcio, potássio e zinco, por exemplo.

Especialistas acreditam que essas substâncias auxiliam na cura de perturbações físicas e emocionais, além de balancear corpo e mente.

Quando estão em contato direto com o corpo, os elementos da Geoterapia causam alívio do desconforto físico, e também podem ajudar a diminuir a agitação excessiva e a dificuldade para dormir.

A técnica pode ser aplicada de diferentes maneiras como, por exemplo, o tratamento com pedras quentes para relaxamento corporal e combate das dores musculares. Nessa prática, o terapeuta escolhe as pedras ou os cristais que possuem relação com as dificuldades que o paciente enfrenta no momento.

8. Cromoterapia

A Cromoterapia é um tipo de tratamento que, por intermédio das cores, estabelece o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.

Cada cor tem sua função terapêutica específica e atua em um órgão do corpo humano. Sendo assim, ao serem acionadas, as cores impactam fortemente nessas áreas, restabelecendo ou energizando tudo que está bloqueado ou em desequilíbrio no corpo, como as doenças, por exemplo.

O método da Cromoterapia é baseado nas sete cores do arco íris – amarelo, azul, laranja, índigo, verde, violeta ou lilás e vermelho.

Cada cor possui uma vibração energética diferente e, à medida que se propagam em algum ambiente, causam efeitos curativos ou calmantes nesse espaço.

9. Terapia de Massagem Viva

Mais do que relaxante, a terapia corporal conhecida como “ massagem viva ” também pode prevenir e tratar doenças, além de funcionar como uma ferramenta preciosa de autoconhecimento.

O corpo do paciente dá sinais do que está precisando e a massagem viva leva em conta todos esses indícios, como bocejos, tremores, dores, calor, frio, sono, agitação, odores, entre outros.

A terapia trabalha o corpo físico e o emocional por meio de toques e manobras e antes da massagem são imprescindíveis uma leitura corporal, feita por meio de uma observação detalhada, e uma boa anamnese (conversa entre paciente e profissional de saúde).

A frequência recomendada para fazer a massagem é de uma vez por semana e a sessão dura em média uma hora e meia.

10. Massagem Ayurvédica

Por fim, a última da lista de terapias alternativas e para que servem é a Massagem Ayurvédica . Uma mistura técnicas de Yoga e Ayurveda que pode desintoxicar o organismo, deixar as pessoas mais calmas e pacientes, reduzir sintomas depressivos ou bloqueios emocionais.

Além disso, pode realinhar a postura e prevenir doenças respiratórias, assim como é uma ótima fonte de rejuvenescimento e emagrecimento.

A massagem é feita por meio de toques profundos e vigorosos e utiliza produtos naturais, como o óleo vegetal.

A técnica começa a ser realizada pela coluna do paciente e, depois disso, os movimentos são estendidos ao pescoço, ombros, pernas, barriga, peito e rosto.

A massagem dura cerca de uma hora e meia e especialistas acreditam que depois de sete sessões já é possível sentir as mudanças no corpo e na saúde.

Confira também:+ Saiba tudo sobre o seu jeito ser, desafios e potenciais. Faça o seu Mapa Astral aqui e leia uma amostra grátis .+ Descubra a missão da sua fase 2023, com previsões baseadas no número do seu ano pessoal .+ Quer mais previsões para o seu dia? Aqui tem um horóscopo gratuito baseado em todo o seu Mapa Astral, leia agora !+ Tarot: tire 13 cartas e descubra o que pode rolar na sua vida nos próximos seis meses. Jogue agora !

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

conteudo@personare.com.br

O post Conheça 10 terapias alternativas e para que servem apareceu primeiro em Personare .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!