Sol em Capricórnio: descubra como o seu signo pode aproveitar
Tatiana Magalhães
Sol em Capricórnio: descubra como o seu signo pode aproveitar

À 0h27 desta sexta-feira, 22 de dezembro de 2023, o Sol chega ao último signo do ano – mas não do zodíaco! Capricórnio nos ensina que as coisas boas (as que valem realmente a pena!) precisam ser construídas em bases sólidas, e que isso leva tempo. Veja a seguir tudo sobre a temporada de Sol em Capricórnio e como o seu signo pode aproveitar .

A temporada de Sol em Capricórnio vai até 21 de janeiro de 2024. Já aproveita e salva aqui o calendário astrológico de 2024 .

Nesse período, independentemente de qual seja o seu signo solar, você provavelmente irá sentir a necessidade de dar um passo em direção ao seu crescimento. Isso porque a determinação deste signo influencia alguma área da sua vida – te mostro qual a seguir.

Então, vem saber como tirar o melhor proveito da energia determinada e realizadora de Capricórnio! E se quiser se ir além, veja aqui as previsões para o seu signo em 2024 .

Significado da temporada de Sol em Capricórnio

A imagem que representa o arquétipo de Capricórnio é a cabra, que simboliza disposição, ambição e perseverança deste signo . A cabra é o animal que, quando se dispõe a conquistar um território, segue firme e forte para concluir a sua missão.

Não importa se ela tenha que escalar o Monte Everest primeiro, mas ela segue firme da base até o topo — leve o tempo que for.

Após ver o quanto o mundo é grande e repleto de possibilidades ( falamos aqui sobre a temporada de Sagitário e a coragem para se arriscar em novas aventuras ), agora chegou o momento de colocar a cabeça no lugar e pensar:

  • Em qual projeto, situação, relação ou oportunidade você escolhe focar e dedicar seu tempo. Qual montanha vale a pena subir neste momento?

A temporada de Capricórnio nos convida a perceber que, de todas as oportunidades que circulam à nossa volta, em algum momento a gente precisará escolher qual ou quais delas iremos concentrar nossa energia.

  • Onde escolho investir meu tempo? ” é, portanto, a pergunta-chave do próximo ciclo solar.

Então, aproveite o comprometimento e a perseverança de Capricórnio para definir uma posição e lutar por algo que lhe dará muito orgulho de ter conquistado.

  • DICA: descobrir o número que representa seu Ano Pessoal 2024 (é só clicar aqui) vai te apontar muitos caminhos, pois revela desafios e oportunidades personalizadas, segundo o seu momento de vida. Assim, você poderá dar o primeiro passo para se conectar com suas metas de ano novo.

O que esperar da temporada capricorniana

Se na temporada sagitariana o céu nos “incendiou” com otimismo, fé e coragem para dar a volta por cima (não importa de que ponto paramos). Agora, na época de Capricórnio, ganhamos maturidade para entender que nem tudo ou nem todo mundo vale a pena o investimento.

Depois da empolgação e da fase da paixão por nossas próprias ideias e caminhos, chegamos a um momento onde podemos nos concentrar para atingir um resultado. E é exatamente essa a oportunidade que o signo de Capricórnio nos traz.

Mas eu preciso te dizer que esta não é uma das energias mais fáceis de encarar. Afinal Capricórnio é exigente e esfrega na cara todos os nossos medos, fraquezas e limitações.

  • “Quem você pensa que é?”. Provavelmente é essa a frase que Capricórnio fica repetindo na sua cabeça sempre que está diante de algo muito importante na vida.

A boa notícia é que, se por um lado, Capricórnio é meio “carrasco” e atua como nosso sabotador interno. Por outro, ele sabe reconhecer quando somos comprometidos e resignados diante da vida.

Costumo dizer que Capricórnio é como vinho — na maioria das vezes, melhora com o tempo . E se tivermos paciência para aprender a lidar com essa energia, passamos a usar de maneira construtiva a sua disciplina e estabilidade.

Então, tenha em mente que seu desafio neste momento será encontrar algo que valha a pena lutar. Na dúvida, pense:  

  • Pelo que gostaria de ser reconhecido?

Se você está lendo este texto, provavelmente também quer ter sucesso e encontrar seu lugar no mundo. Mas o pulo do gato (e a grande lição deste mês!) é ter disposição para seguir em frente, não importa os desafios que encontre no caminho.

Como todos os signos podem aproveitar o período

Dicas gerais para as pessoas de todos os signos:

  • Defina um plano de ação. Depois que você escreveu suas metas lá no mês de Sagitário, chegou a hora de traçar um plano de ação. É preciso estabelecer prazos, dividir grandes tarefas em pequenos passos e definir qual o benefício que você terá quando elas forem atingidas. Veja aqui mais dicas para fazer suas metas para 2023 .
  • Alongue-se. Capricórnio é o signo que comanda pele, cabelo e ossos — especialmente os dos joelhos. Por isso, se você sofre com problemas e dores nos joelhos, é importante investigar que parte da sua vida você está enrijecendo. Quais ideias e conceitos ficaram cristalizados a ponto de você não dar o braço a torcer e se dobrar, literalmente?
  • Descubra onde encontrar segurança na área do Mapa Astral onde você tem Capricórnio (descubra aqui ), sem que isso te deixe rígido, exigente e crítico demais. Tudo isso para te dizer o quanto é importante trabalhar a flexibilidade durante este mês. Yoga, Ballet e Pilates são exemplos de atividades que podem ajudar, mantendo a amplitude dos movimentos ou ajudando a recuperá-los.
  • Pratique o amor-próprio . Nosso maior inimigo é, na maior parte das vezes, a gente mesmo! Mais do que nunca, é essencial que você pratique autocuidado, autocompaixão e autoperdão.

Como você pode aproveitar a Temporada de Capricórnio

Mesmo que você não seja de Capricórnio, o Sol sempre está iluminando uma parte da sua vida. Ou seja, ele destaca questões diferentes na vida de cada um de nós. Para você saber qual é a área da sua vida que o Sol está iluminando agora, veja no passo a passo:

  • Acesse o Horóscopo Personare (lembre-se de que é personalizado, ou seja, você tem uma previsão baseada na combinação do céu de hoje com o seu mapa. Por isso, ele não vale para todas as pessoas do mesmo signo, apenas para você!).
  • Veja os trânsitos que você tem ativos, como na imagem abaixo.
  • Perceba que no exemplo, a pessoa está vivendo um trânsito de Sol pela Casa 8. É para essa casa que ela vai ler as previsões para a temporada de Capricórnio.

Trânsito de Sol na Casa 1

  • Não tem hora melhor para escolher sua próxima montanha!
    Isso porque aqui, o Sol ilumina os seus começos, sendo assim, aproveite a força de Capricórnio na sua Casa 1 para dar início a algo que seja muito importante para você. Assuma novas responsabilidades e se concentre em metas ambiciosas.
  • Faça aqui a sua Revolução Solar e veja as previsões para sua vida!
  • Todos estão falando sua língua, então aproveite para vender seu peixe. Suas idéias, modo de pensar, agir e ser estão sendo mais valorizados agora. Aproveite para apresentar um projeto ou começar um negócio.
  • Com a vitalidade em alta, este é um dos melhores ciclos para dar início a tratamentos de saúde (especialmente se for um tratamento longo) ou investir em uma mudança no visual.
  • Tudo o que depender de você para acontecer está mais favorecido, no entanto, cuidado para não se sobrecarregar. Por maior que seja a sua responsabilidade, essa mania de carregar o mundo nas costas é a maior furada — e acaba prejudicando a saúde física.

Sol passando pela Casa 2

  • Neste momento, o Sol ilumina a área da sua vida que fala sobre dinheiro, tempo, valor pessoal, bens materiais, conforto e investimentos. Por isso, este é um momento de maior lucidez, responsabilidade e inteligência para encontrar recursos que permitam você conquistar o que deseja ou o que tem valor em sua vida.
  • Aproveite para “correr atrás” de fazer mais dinheiro, organizar a agenda ou pensar em soluções para ser mais produtivo.
  • Bom momento para rever o seu valor no mercado, e a partir daí, investir em novas ferramentas ou conhecimento que agregue no seu serviço ou produto.
  • Este é um ótimo período para fazer uma renda extra, ou então, investir em uma consultoria — seja de negócios, gestão do tempo ou planejamento de carreira.
  • Os investimentos e a organização financeira também estão favorecidos.

Trânsito de Sol na Casa 3

  • Neste momento o Sol ilumina a área da sua vida que fala sobre comunicação, expressão, aprendizado, irmãos, parentes, vizinhos, atividades cotidianas e pequenos deslocamentos.
  • Por isso, este é o melhor momento para estar em contato com assuntos e situações que lhe despertam interesse, além de estreitar relações com pessoas com as quais você tem afinidade.
  • Aproveite para se matricular em cursos rápidos, ler ou escrever mais sobre o que lhe interessa.
  • Com a sociabilidade em alta, este é um dos melhores momentos para unir e reunir pessoas à sua volta, o que pode lhe render convites e oportunidades de compartilhar suas ideias — seja dando uma aula, palestra ou criando um curso online.
  • Ótimo período para se dedicar à produção de conteúdo para internet e investir em publicidade, caso tenha um negócio próprio. De um jeito ou de outro, esta é a hora de mostrar às pessoas o que você vende (mesmo que o seu “produto” seja você mesmo).
  • Bom momento para acordos comerciais e assinatura de contratos (com exceção do período entre 13/12/2023 a 02/01/2024 — quando Mercúrio fica retrógrado) ,

Sol em trânsito pela Casa 4

  • Neste período o Sol ilumina a área da sua vida que fala sobre pais, família, intimidade, ambiente do lar, imóveis, terra natal, raízes psicológicas e ancestrais. O que indica um período em que sua vida provavelmente vai girar em torno de assuntos relacionados a casa, vida doméstica ou familiar.
  • O astral está tomando a forma e as cores de Capricórnio, o que para você significa que é preciso “se recolher”. Pense em cuidar da sua segurança e estabilidade emocional. Olhar para o seu passado, sua família e ancestralidade pode trazer consciência sobre padrões que podem mudar, ou que você não precisa mais repetir.
  • Se houver algum desejo de mudança de casa (ou dentro do lar), o tema fica em evidência. Por isso, pode ser um bom momento para consertar móveis e objetos da casa, fazer uma reforma, ou então, procurar um lugar que tenha mais a ver com o seu momento de vida.

Trânsito de Sol na Casa 5

  • Neste período, o Sol ilumina a área da sua vida que fala sobre auto expressão, criatividade, talentos, filhos, gravidez, lazer, namoro, prazer e criança interior. É super indicado, para você, fazer aqui o seu Mapa Sexual ( faça a versão gratuita aqui! ).
  • Com este planeta iluminando a sua Casa 5, tudo indica que este é o melhor momento do ano para você olhar para o que te torna único e especial.
  • Não importa se ninguém mais acredita – o que quer que seja importante para você é motivo mais do que justificado para correr atrás do que te faz feliz.
  • Durante as próximas semanas, busque mergulhar em tudo aquilo que desperta sua paixão, aguça a criatividade e que tenha a sua assinatura. É através do prazer que sua identidade ganha corpo e se desenvolve.
  • A fertilidade deste momento vale para tudo, o que significa também que você deve ter atenção redobrada com métodos anticoncepcionais, caso um filho não esteja nos seus planos agora.
  • Foque nas relações, projetos e atividades com os quais você gostaria de se comprometer. É assim que você irá mostrar o que tem de melhor.

Sol transitando na Casa 6

  • Neste período, o Sol ilumina a área da sua vida que fala sobre trabalho, rotina e saúde, por isso, escolha bem os hábitos e atividades aos quais você vai se dedicar neste período.
  • A tendência é você mergulhar no trabalho ou fazer mais do que seu corpo aguenta. Os excessos podem prejudicar a saúde!
  • Por falar no que o corpo aguenta, esse é um dos melhores ciclos do ano para ir ao médico, dentista, nutricionista, fisioterapeuta ou o que quer que esteja precisando para deixar a saúde tinindo! Que tal aproveitar a persistência deste signo para se dedicar de verdade a uma atividade física?
  • Para quem trabalha por conta própria, este pode ser um momento de novos projetos e clientes.Pode ser até que você tenha que contratar mais gente para te ajudar.
    No trabalho formal, ganho de novas responsabilidades e maiores demandas podem surgir. De qualquer forma, o momento é favorável para entrevistas de emprego e envio de currículo.
  • É aconselhado também usar esse período para desenvolver novas habilidades e competências, o que pode fazer renascer em você um novo sentido sobre seu valor pessoal e profissional.

Trânsito de Sol na Casa

  • Neste período, o Sol ilumina a área da sua vida que fala sobre seus relacionamentos e parcerias (sejam elas pessoais ou de negócios), além de inimigos declarados. Que tal aproveitar o período para fazer uma Sinastria Amorosa? Veja a versão gratuita aqui!
  • Tudo indica que este é o momento de olhar para as suas relações atuais e pensar em como você pode cuidar para que cada uma delas se desenvolva. Pense em como você pode oferecer segurança pessoal e emocional para o outro, além do que o outro lhe oferece no quesito estabilidade e proteção.
  • Situações que envolvam um casamento, uma sociedade ou uma relação de parceria que seja importante na sua existência ficam em evidência. Capricórnio lhe relembra o quanto é importante para você ter uma pessoa que vem para trazer estabilidade (e não para te deixar insegura!). Relacionamento para você precisa estar pautado em comprometimento.
  • Até o fim deste ciclo, lembre-se que tudo o que você fizer em parceria tem maiores chances de vingar. Bom momento para fazer acordos e assinar contratos. (com exceção do período entre 13/12/2023 a 02/01/2024 — quando Mercúrio fica retrógrado ).
  • Não subestime a paciência e persistência dos seus inimigos e desafetos — calcule muito bem os seus próximos passos.

Sol passando pela Casa 8

  • Aqui, o Sol ilumina a área da sua vida que fala sobre o valor do outro e valor compartilhado, crises, encerramentos, transformações, heranças, seguros, impostos, morte, sombra, sexualidade como um valor compartilhado, poder ou um assunto que considera tabu.
  • Este é um daqueles momentos do ano que fica estampado na sua cara o que é preciso mudar na vida. Por mais que você tente fugir, aceite que é hora de tomar decisões difíceis e manter o foco nos projetos e situações que te trazem retorno a longo prazo. Alguns sacrifícios podem ser necessários, mas que seja por uma boa causa.
  • Bom período para testar novos limites na intimidade de uma relação a dois, ou então, dar vazão à sexualidade. Atenção à tendência à crítica excessiva que pode ferir os sentimentos do outro.
  • Esse período pode ser muito interessante para começar uma terapia ou se aprofundar em cursos e processos voltados para o seu autoconhecimento. O importante é identificar o que te encoraja a ultrapassar os desafios e vencer as batalhas da vida. Pelo que você luta?
  • Bom ciclo para se dedicar aos investimentos financeiros, contratar seguro e negociar comissões.

Trânsito de Sol na Casa 9

  • Durante este período, o Sol ilumina a área da sua vida que fala sobre ensino superior, sua verdade interna, filosofia de vida, justiça, ética, espiritualidade, religião e grandes viagens. Ou seja, todos os assuntos e experiências que agregam conhecimento e trazem crescimento.
  • Por isso, é hora de mergulhar em uma nova versão de ser e viver. Coloque sua energia em projetos que te levem mais longe — física, intelectual ou espiritualmente.
  • Este é o melhor momento para focar na realização de um grande sonho — aproveite o comprometimento deste signo para retomar planos e projetos importantes que você tinha deixado pra depois.
  • Atenção à tendência à insatisfação crônica, do tipo, não valorizar o que conquistou ou focar no que deu errado. Acredite que você está no lugar certo e na hora certa para dar o próximo passo!

Sol transitando na Casa 10

  • Aqui, o Sol ilumina a área da sua vida que fala sobre legado, carreira, liderança, status social, reputação, hierarquia e vocação, mostrando que é hora de plantar ou focar nos seus projetos mais ambiciosos. 
  • Pelo que você quer ser realmente reconhecido? Para te ajudar nesse caminho, uma boa dica é fazer um Mapa Profissional ( veja a versão gratuita aqui! ).
  • Provavelmente você irá perceber que falta alguma coisa, ou então, se sentirá com mais energia e coragem para iniciar projetos mais ousados, aceitar novas responsabilidades ou lutar para o crescimento da sua carreira.
  • Como a carreira é um dos principais assuntos desta casa, este talvez seja o momento de deixar um trabalho para trás e começar algo novo. Pode ser que você também receba uma proposta para mudar de posição, ou então, algo que possa fazer além do trabalho atual.
  • O momento é de aparecer mais, mostrar sua imagem e se colocar à serviço do mundo. Para ser lembrado, é preciso ser visto.
    Ainda que você seja desafiado (por pessoas ou circunstâncias), o céu está te dando a oportunidade de mostrar o seu valor e ser reconhecido por isso.

Trânsito de Sol na Casa 11

  • Neste momento, o Sol ilumina a área da sua vida que fala sobre esperança, amizades, justiça social, grupos e persona sociais, planejamentos para o futuro e os frutos do seu propósito.
  • Use este momento para colocar sua energia em atividades sociais e projetos que estejam alinhados com o que quer para os próximos anos. Este é o melhor momento para dar início a projetos a longo prazo ou deixar para trás uma situação que você sente que não vale a pena o esforço.
  • Dê maior atenção aos grupos dos quais faz parte (ou gostaria de fazer), e coloque sua energia naqueles que são importantes. Olhe também para as pessoas que admira ou que estão “mais à frente” de alguma forma — seja na vida pessoal, espiritual ou profissional, este é o momento de buscar um mentor.
  • Capricórnio reforça a necessidade de encarar a realidade, as limitações do momento e o tempo das coisas — que nem sempre é o mesmo tempo que o nosso. 
  • De qualquer forma, este é um período que pode lhe trazer uma série de novos contatos e relações que tendem a ganhar corpo com o tempo. Junte isso aos amigos fiéis que você ganhou nesta vida e tenha certeza de que não está sozinho.

Sol passando na Casa 12

  • Aqui, o Sol ilumina a área da sua vida que fala sobre inconsciente, sonhos, sacrifícios, isolamento, medos, empatia e inimigos ocultos (pessoas e situações que podem trazer alguma perda ou impor limite, mesmo que não intencional). 
  • Por isso, se você está com a Casa 12 ativada, chegou o momento de pensar no que vai fazer da vida quando o Sol chegar à sua Casa 1, no dia 21 de janeiro de 2024. Não tenha dúvida de que você vai piscar e um novo ciclo vai começar. Faça aqui a sua Revolução Solar e veja as previsões para sua vida!
  • A sua sorte é que o Sol em Capricórnio tende a iluminar justamente o que você estava precisando enxergar, por isso, aproveite a temporada capricorniana para questionar o que é realmente importante para você — e essa é uma pergunta que só pode ser respondida por você mesmo.
  • Não é hora de se expor ou abrir seus planos para qualquer pessoa. Se for falar com alguém, que seja uma pessoa com conhecimento, experiência ou condições de ajudar.
  • Até 21/01, o que você fizer nos bastidores tem maiores chances de vingar — por isso, aproveite o momento para recarregar as baterias e se dedicar à gestação de um novo ciclo, que começa no mês que vem.
Confira também:+ Saiba tudo sobre o seu jeito ser, desafios e potenciais. Faça o seu Mapa Astral aqui e leia uma amostra grátis .+ Descubra a missão da sua fase 2023, com previsões baseadas no número do seu ano pessoal .+ Quer mais previsões para o seu dia? Aqui tem um horóscopo gratuito baseado em todo o seu Mapa Astral, leia agora !+ Tarot: tire 13 cartas e descubra o que pode rolar na sua vida nos próximos seis meses. Jogue agora !

Tatiana Magalhães

Taróloga e astróloga especializada em Astrologia Natal e Infantil

oi@tatimagalhaes.com

O post Sol em Capricórnio: descubra como o seu signo pode aproveitar apareceu primeiro em Personare .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!