Enfim, o outono bateu na porta! Por se tratar de uma estação de transição, que não tem temperaturas extremas – nem frio intenso, nem calor demais – é um período desejado por muita gente. Para brindar esse novo momento, veja as dicas da Yamamura para deixar sua casa repleta de conforto e estilo, bem como orientações para iluminar todos os cômodos.
Tons naturais para aconchego
Não é segredo que o outono combina com as cores da natureza – como os tons terrosos, amadeirados, café, azuis e verdes. Dessa forma, dê preferência às peças de madeira, couro ou materiais naturais para a decoração que se harmonizam com essa atmosfera.
Além disso, tapetes, mantas, almofadas, tecidos aveludados e tudo que traga aconchego também são bem-vindos! E, como em todo outono, os tons neutros ou pastel – como o branco, o cinza e o bege – também podem ser utilizados sem medo de errar.
Plantas nos ambientes
Já que o tema é natureza, a composição do ambiente pode ganhar alegria com a presença de plantas. A biofilia (bios – vida e philia – amor), que representa trazer a conexão com o verde para o lar , é uma febre que veio para ficar! Então, busque espécies que combinem com a estação. Uma sugestão interessante é a espécie Schlumbergera Truncata , conhecida popularmente como “Flor de Maio”, pois floresce nessa época.
Outono iluminado
Para obter as sensações de conforto e aconchego, que são a cara da estação, a dica é apostar nas lâmpadas com luzes de temperaturas mais quentes (de 2700K a 3000K), especialmente para os quartos e áreas de convivência com a família.
A Yamamura indica a utilização da luz indireta por meio de plafons, pois também garante o clima de bem-estar. Outra possibilidade é incluir suaves pontos de iluminação nos cantinhos do lar, criando o efeito “meia luz” no ambiente – peças como arandelas, abajures e spots são apropriadas para esses casos.
Para quem busca um efeito decorativo ou escultural, as luminárias de piso, especialmente as compostas por madeira, tecidos ou fibras naturais são excelentes! Por conta disso, o ideal é que a peça fique ao lado de sofás e poltronas para proporcionar um cantinho de descontração com almofadas, ornamentos de parede e outros objetos.
Por Karina Monteiro