5 frutas utilizadas em produtos para cabelos
Redação EdiCase
5 frutas utilizadas em produtos para cabelos

As frutas não só alimentam, mas também são dotadas de substâncias benéficas para os cabelos. “Muitas frutas são fontes de ingredientes ativos para os cosméticos, mas é preciso usar a tecnologia para extrair as frações ativas e isolar os ingredientes que poderiam causar danos para pele e cabelos”, afirma a pesquisadora científica especializada em cosmetologia Sônia Corazza.

A profissional explica que as técnicas modernas de obtenção de ativos possibilitam a extração de princípios biológicos a partir de polpas de frutas. “Mas é preciso muita cautela, pois simplesmente adicionar sucos ou polpas diretamente sobre a pele ou cabelo pode causar sérios problemas de irritação, alergia ou fotossensibilização”, alerta.

A seguir, Sônia Corazza cita as frutas e as respectivas propriedades cosméticas usadas como ativos em cosméticos.

1. Abacaxi

É uma fruta rica em uma enzima chamada bromelina, contém vitamina C , tiamina, ácido fólico, vitamina B6 e minerais como potássio, magnésio, cálcio e manganês. Essa composição faz do abacaxi uma fruta de propriedades adstringentes, nutrientes e amaciantes e é indicado para limpeza e condicionamento dos cabelos.

2. Amora

Rica em mucilagens, açúcares, ácidos orgânicos, flavonoides e sais minerais como potássio, magnésio, cálcio e manganês, a amora apresenta propriedades protetoras e adstringentes. Fórmulas que se apropriam dessas características da fruta são indicadas para hidratar, nutrir e equilibrar os fios.

3. Pitanga

É uma fruta rica em açúcares essenciais, bioflavonoides antioxidantes e sais minerais. As propriedades estimulantes e adstringentes da pitanga são bem-vindas em fórmulas para o tratamento de cabelos em produtos com apelo nutritivo e estimulante.

4. Maracujá

Rico em vitaminas, proteínas, açúcares essenciais, bioflavonóides antioxidantes e sais minerais, o maracujá apresenta propriedades adstringentes, nutrientes e protetoras. É indicado para fórmulas de tratamento, limpeza e proteção de cabelos mistos ou oleosos, ou para condicionamento e proteção em produtos leave-in.

5. Cacau

Apresenta propriedades emolientes, hidratantes e nutrientes. É indicado para utilização em fórmulas para hidratação, nutrição e proteção de cabelos enfraquecidos. Pode ser utilizado em tratamento de cabelos ressecados. Por sua atividade hidratante e emoliente, também é recomendado para uso em produtos para a pele, como cremes e loções de tratamento, loções pós-sol, entre outros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!