Saiba como proteger a pele nos dias frios
Redação EdiCase
Saiba como proteger a pele nos dias frios

Especialista explica sobre cuidados específicos com a pele durante temperaturas mais baixas

Por Júlia Kalili 

As temperaturas baixas já deram as caras este ano, e a nossa pele já está sentindo os efeitos dos dias frios. A ingestão de água diminui, o banho passa a ser mais quente, e tudo isso impacta na saúde da pele.

“Devido às temperaturas frias e ao ar quente e seco em ambientes aquecidos, nossa pele perde umidade durante o inverno. Além disso, os vasos sanguíneos se contraem em temperaturas frias, portanto, o abastecimento de sangue em nossa pele é reduzido. Como resultado, a pele recebe menos oxigênio e nutrientes, podendo parecer sem vida e sem brilho”, explica a dermatologista.

“As temperaturas frias e o abastecimento sanguíneo reduzido também podem enfraquecer nossa barreira cutânea, o que pode levar a pequenas inflamações da pele e promover impurezas e manchas”, completa.

> 7 tipos de alimentos que melhoram a saúde e a beleza da pele

Hidrate e proteja a pele

A especialista aponta que a secura e pele danificada, o que pode levar à coceira, são as principais queixas dos pacientes durante esse período. Por isso, é fundamental hidratar a pele, bem como manter o uso de proteção solar, pois, mesmo no inverno, os danos causados pelos raios UV ainda existem.

Cuidado com o excesso de hidratação

Também é possível ter consequências de uma pele excessivamente hidratada. Se forem usados produtos que sejam muito gordurosos, como algumas pomadas, uma dermatite perioral pode se desenvolver.

“A pele na área nasolabial ganha uma aparência avermelhada e nódulos inflamatórios podem se desenvolver. Mesmo que o hidratante seja aplicado, a pele permanece seca e firme. Esta condição deve ser tratada por um dermatologista”, comenta Sarah Bechstein.

> Telas de celular e computador: veja como elas podem afetar a saúde da pele

Produtos indicados para hidratar a pele

A Dra. Sarah Bechstein esclarece que a pele precisa de mais hidratação no outono e inverno do que no verão. Em temperaturas abaixo de 8ºC, por exemplo, nossas glândulas sebáceas produzem menos sebo. O sebo geralmente protege nossa pele e a hidrata. Portanto, ela recomenda utilizar produtos que contenham ativos como ureia, glicerina, pantenol e manteiga de karité.

Outras atitudes positivas para a pele

A indicação da dermatologista é ingerir pelo menos dois litros de água por dia, já que também é fundamental a hidratação interna. Outra sugestão também é ir à sauna, pois aumenta o fluxo sanguíneo e leva à vasodilatação dos vasos sanguíneos.

Por último, deve-se evitar o consumo excessivo de alimentos com alto índice glicêmico, como farinha branca e doces, e apostar em uma alimentação saudável com cinco frutas e vegetais por dia. 

Confira mais dicas de cuidados com a pele na revista ‘Inspire-se Beleza’

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!