Esse tipo de ambiente é mais amplo e aconchegante, mas deve ser planejado corretamente
A cozinha americana é uma forte tendência atual. A integração de ambientes é uma técnica muito utilizada em projetos arquitetônicos para unir dois ou mais ambientes sem a necessidade de paredes para delimitar os cômodos. Nesse caso, geralmente são integradas cozinha e sala de estar e/ou jantar.
Principais vantagens
Dentre os benefícios de uma casa com o conceito aberto, estão ambientes mais amplos, fluidos e aconchegantes, melhora na circulação do ar, favorecimento da iluminação natural e praticidade para atividades rotineiras. “A cozinha no estilo americano garante que você aproveite da melhor forma todo o espaço”, conta a designer de interiores Norah Carneiro.
Dicas para decorar cozinhas pequenas
Cuidados com as cores
Para Norah Carneiro, é preciso tomar cuidado com as escolhas das cores para esse tipo de ambiente , para não o sobrecarregar. Nesse caso, uma cozinha mais clean e minimalista pode ser uma boa alternativa.
> Confira dicas para usar plantas na decoração
Evitando cheiros pela casa
De acordo com a arquiteta e urbanista Patrícia Lacerda, ao optar por esse estilo de cozinha, é sempre importante priorizar a circulação de ar, com janelas e portas altas. Além disso, deve-se posicionar o fogão ou cooktop perto delas.
Segundo a profissional, uma das maiores preocupações de quem adota esse estilo é em relação ao cheiro do preparo dos alimentos que se espalha pela casa. “Para evitar que isso aconteça é necessário ter uma boa coifa e, se possível, abrir as janelas próximas na hora de cozinhar, para o cheiro não se propagar”, recomenda.