Confira dicas para usar plantas na decoração
Laleska Diniz
Confira dicas para usar plantas na decoração

No design biofílico, elas ajudam resgatar a conexão com a natureza e renovar o ar dos ambientes

O contato com a natureza é capaz de oferecer bem-estar e colaborar com a saúde física e mental. Nos ambientes urbanos, entretanto, tem se tornado cada vez mais difícil a proximidade com o meio ambiente. Atualmente, o ser humano passa a maior parte dos dias em espaços construídos pelo homem.

Por isso, o design biofílico, por meio de elementos naturais ou que se assemelham a eles, tem como objetivo resgatar em projetos arquitetônicos e de interiores o contato com a natureza de forma harmônica, mesmo que em áreas urbanas.

Segundo a arquiteta e urbanista Gloria Brandão, “a incorporação da natureza no ambiente construído tem a capacidade, por exemplo, de reduzir a ansiedade e, quando incorporada aos interiores residenciais, trazem conforto e bem-estar a quem utiliza estes espaços.”

18 tipos de estampas, revestimentos e molduras que ajudam a compor a decoração da casa

Benefícios de utilizar plantas na decoração

As plantas são muito importantes para renovação do ar e ainda dão um charme a mais a qualquer ambiente. Em projetos arquitetônicos e de interiores, em especial, o uso delas pode oferecer muitos outros benefícios, como o bloqueio da radiação solar, conforto térmico e sensação de bem-estar.

Dicas para decorar cozinhas pequenas

Como utilizar as plantas nos ambientes

No design biofílico as plantas ganham bastante destaque, uma vez que elas conseguem gerar de maneira mais rápida uma conexão com o meio ambiente. A arquiteta e urbanista Gloria Brandão aconselha utilizá-las em painéis verdes (paredes vivas) ou no telhado.

Já a designer de interiores Larissa Santo indica usar espécies pendentes, como jiboia, peperômia e colar de pérolas, sob algum armário ou prateleira. Na varanda, segundo ela, é um local bastante interessante para inserir plantas. “Em grandes centros urbanos, a varanda acaba sendo o quintal. É onde estamos mais próximos de estar ao ar livre”, acrescenta.

Cuidados ao inserir na decoração

Alguns cuidados são fundamentais no momento de inseri-las nos ambientes, para que elas consigam crescer corretamente. Por isso, para descobrir quais são os tipos mais indicados, é recomendado realizar um estudo de viabilidade, insolação e ventilação.

Casa no campo ou na praia: saiba como construir ou reformar

Utilize materiais naturais

Materiais naturais também são frequentemente usados para produzir nos espaços a sensação de estar em meio a natureza. A madeira , segundo Gloria Brandão, é um dos mais utilizados no design biofílico e pode ser aplicada tanto na arquitetura quanto nos mobiliários e design em geral.

Entretanto, é de extrema importância que esses itens sejam adquiridos de empresas legalizadas e com responsabilidade socioambiental, para não contribuir para a extração incorreta e ajudar a prejudicar o meio ambiente.

Veja mais dicas de decoração na revista Projetos e Decoração

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!