Alisantes ácidos para cabelos podem causar sérios problemas de saúde
Redação EdiCase
Alisantes ácidos para cabelos podem causar sérios problemas de saúde

Esses produtos, que têm ativos precursores de formol, danificam os fios e colocam em risco cabeleireiros e clientes

Por Denise Bispo

Atualmente, as escovas com procedimentos químicos são os métodos mais comuns para realizar alisamentos. Antes, era apenas a “escova progressiva”. Agora, é possível encontrar inúmeras opções, como a inteligente, a marroquina, a de chocolate e o botox. Além de muitos outros procedimentos vendidos como selagens e hidratações, mas que também são feitos com produtos alisantes.


Segundo o médico e tricologista Dr. Ademir Carvalho Leite Júnior, todas essas opções causam problemas aos fios. “Elas possuem dois pontos em comum: anunciam o brilho e liso perfeito como benefício , e escondem que são ácidas”, revela.

Riscos do formol para a saúde

O formol , ou formaldeído, apesar de proibido há mais de uma década, é um ingrediente frequente nas escovas progressivas. Entretanto, “sua popular ação alisante não garante saúde para os cabelos nem para o organismo”, conta o tricologista.

Após um período de ascensão, o uso do formol teve queda, graças à comprovação de que a exposição ao produto é cancerígena. Isso acontece devido à inalação do vapor do formol, que é tóxico .

Escovas ácidas também contêm formol

Com a proibição do formol, as empresas buscaram um substituto com efeito de alisamento tão bom quanto ele. O médico explica que foi assim que surgiram as escovas ácidas, mas, assim como o formol, elas também fazem mal para saúde .

“As escovas ácidas têm ativos precursores de formol que, quando aquecidos (pelo calor do secador ou da chapinha), são convertidos em formol, e causam os mesmos males que o formol causaria se fosse colocado isoladamente em produtos para alisamento”, expõe o doutor.


Como saber se a escova é ácida?

O ideal, antes de definir qual procedimento será feito no cabelo, é questionar a acidez da fórmula. Quanto menor o pH, mais ácida é a química. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é quem determina o pH mínimo e as fórmulas permitidas nesses casos. Até o momento, ela proíbe a comercialização de químicos com pH 1.


O alisamento esconde os danos do cabelo

Conforme explica o Dr. Ademir Carvalho Leite Júnior, as escovas ácidas alteram completamente a estrutura capilar, isto é, elas reduzem a força e a elasticidade natural dos cabelos. “Para disfarçar esses malefícios, o ácido atua como uma camada protetora, que esconde esses problemas. Essa camada protetora pode ser vista pelo brilho dos fios, alcançado com a finalização do procedimento, sempre com a chapinha”, explica o médico.

> Identifique qual tipo de tratamento o seu cabelo necessita

Perigos para cabeleireiros e clientes

Alguns cabeleireiros ainda insistem em usar produtos com formol e seus precursores. Como passam boa parte do tempo expostos, literalmente respirando o vapor que sai dos cabelos com o produto, é inevitável o risco de contrair doenças.

O profissional pode sofrer enjoos, vômito, desmaios e danos nas córneas, além do risco cancerígeno nas vias aéreas. “É o cabeleireiro que corre o maior risco com o uso desses produtos ao longo da vida. Por isso, escolha bem os produtos que você usa no seu espaço, é uma segurança para os seus clientes e para você mesmo”, aconselha o Dr. Ademir Carvalho Leite Júnior.

A cliente pode até sair feliz com o resultado do procedimento, mas seus cabelos vão sofrer a curto, médio e longo prazo, e precisarão de muitos cuidados e atenção especializada para se recuperarem completamente. Em alguns casos, o couro cabeludo pode sofrer queimadura, irritação, ardência e queda dos fios .

Leia mais conteúdos sobre cuidados com o cabelos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!