Silvio Santos, o maior ícone da história da televisão brasileira, morreu neste sábado , 17 de agosto, aos 93 anos. Conhecido por seu bom humor implacável, seu talento para a comunicação – e uma e outra polêmica –, o dono do SBT deixa esposa e seis filhas, além de 14 netos e 4 bisnetos.
Separamos aqui alguns fatos menos conhecidos da vida do apresentador para relembrar sua trajetória. As histórias foram coletadas com ajuda do arquivo da revista CONTIGO!
O que você não sabia sobre Silvio Santos
Todos os dias, Silvio Santos fazia questão de convidar a mulher, Iris Abravanel , 65, para o chá da tarde. Casados desde 1981, o apresentador não deixava de escrever bilhetinhos carinhosos para a autora de novelas do SBT. Ele também adorava treinar seus cachorros e passa parte do tempo livre montando quebra-cabeças ao lado das filhas Cintia, Silvia, Daniela, Patricia, Rebeca, e Renata. Esse é o retrato da vida privada de Silvio.
Há quase 52 anos à frente do programa de auditório mais antigo da TV brasileira, o Homem do Baú sabia se reinventar. CONTIGO! foi atrás de histórias inéditas para homenagear o carismático apresentador que começou a vida como camelô no Rio de Janeiro, aos 14 anos, e foi por décadas uma das personalidades mais amadas do Brasil.
Amigos, familiares e colegas de trabalho contaram casos, relembraram situações engraçadas e descreveram o dia a dia do dono do SBT, que era tido como um paizão pelos corredores da emissora: conversava, elogiava e puxava a orelha quando precisa.
Abaraham Lincoln Metri
1 – A rotina de Silvio começava bem cedo. Ele costumava acordar às 5h, praticar exercícios e seguir para o trabalho. Enquanto a saúde permitiu, o apresentador tinha o hábito de correr diariamente em uma esteira para manter o peso (82 quilos). Para ter disposição e energia, tomava um café reforçado: gostava de torradas, café com leite, queijo prato e bife! Silvio dormia cedo, às 22h30.
2 – Silvio gostava de preparar a própria comida no camarim no SBT. O sanduíche preferido era filé-mignon com queijo. Um de seus pratos favoritos é arroz, feijão e bife, mas costumava ser supercuidadoso com a saúde. Privilegiava arroz integral, saladinha e grelhados.
3 – O camarim era praticamente uma extensão de sua casa. Despojado, gostava de receber alguns amigos de bermuda e camiseta. “Já o vi até de cueca”, lembrava à CONTIGO! o então diretor do Domingo Legal , Roberto Manzoni, o Magrão.
4 – Doces eram seu ponto fraco, especialmente panetone, sorvete, chocolate e coco. “Ele tem paixão por coco. De vez em quando, levo a fruta in natura com queijo branco da fazenda, porque ele adora”, disse em entrevista a atriz Florina Fernandez, a Flor, ex-jurada do Show dos Calouros .
5 – Silvio também se derretia por bolo de nozes com frutas cristalizadas. “Minha avó sempre fez para ele. Antigamente, tinha que ser um para casa, um pequeno para mim e outro só para meu pai. Ele guardava no armário e não deixava ninguém mexer”, contou certa vez a filha Cintia Abravanel.
Bob Paulino
6 – Silvio entendia bem de computador, usava Instagram e Facebook. Checava os próprios e-mails e gostava de se divertir com jogos de missões. Também acompanhava de perto os portais de notícias. Fora da rede, ele era fã de biografias, chegava a ler um livro em dois dias.
7 – Roberto Carlos e Julio Iglesias estavam entre seus cantores favoritos. E, sempre que gostava de uma nova música, pedia ao antigo amigo Agnaldo Timóteo para gravar um CD com as canções. Música não podia faltar quando ele está dirigindo.
Danilo Carvalho/AgNews
9 – Todos os dias, religiosamente, Silvio convidava Iris para o café da tarde na casa do casal. Romântico, o apresentador enviava flores à mulher e colocava bilhetinhos no criado-mudo. Silvio gostava de flores brancas, suas preferidas.
Antonio Milena
10 – Louro-escuro-acinzentado 7 é a cor que Silvio usava para pintar os fios. O retoque acontecia a cada 15 dias no salão do amigo Jassa . O cabeleireiro cuidou do visual do apresentador por mais de 40 anos. Ele também fazia as unhas. Por serem amigos há tanto tempo, Silvio não pagava o corte e a tintura.
11 – Enquanto dirigia até o SBT, é comum vê-lo com um lápis na boca. Fazia parte de sua rotina cuidar da voz e fazer exercícios de fonoaudiologia.
13 – Uma vez o retrovisor do carro quebrou, e ele, mesmo sozinho, queria colocá-lo no lugar. Ficou inconformado com aquilo e tentou inúmeras vezes. Não conseguiu e chamou então a equipe de mecânicos para ajeitar.
Roberto Nemanis
14 – Silvio é considerado um paizão no SBT. Costuma perguntar sobre a vida dos funcionários, dá conselhos e se preocupa com situações pessoais. “Recebi duas ligações que me emocionaram. A primeira foi quando estava saindo da maternidade e ele perguntou do Arthur, de mim e exclamou que eu não deveria voltar tão cedo ao trabalho. Depois de alguns meses, no Natal, ele disparou: ‘Não vá ficar só nesse filho. Pense com carinho. Trabalho passa e família é a única coisa que fica'”, conta a apresentadora Eliana .
15 – Dono da marca de cosméticos Jequiti, Silvio é alérgico a perfumes e só usa desodorante. Na década de 1980, levou uma bolsa enorme cheia de sabão de coco para Orlando. “Ele pediu que tomasse conta de uma mala porque havia uma coisa muito importante. Quando chegamos aos Estados Unidos, ele me mostrou o que tinha dentro”, lembra a filha Silvia Abravanel, diretora do Roda a Roda e do Núcleo Infantil do SBT. O apresentador não pode tomar banho com qualquer produto.
16 – Simples, Silvio nunca gostou de ostentar. Quando ganha um presente caro, a primeira reação é: “Mas por que isso?”. O apresentador guarda todas as lembranças que recebe dos fãs há mais de 50 anos em sua casa. “Ele me diz, não deixe as pessoas trazerem presentes. Elas já têm despesas de vir até o programa, é muito trabalho”, conta Roque, diretor-geral do setor de público. Ele acompanha Silvio desde 1951.
17 – Apesar de milionário, Silvio não faz extravagâncias. Nem mesmo quando viaja para outro país. O apresentador se recusa a comprar passagens na primeira classe por achar caro demais.
18 – Silvio já ajudou várias pessoas financeiramente. Em 1987, o diretor Magrão possuía uma grande dívida e quem o salvou foi o apresentador. “Ele me chamou em sua casa e simplesmente perdoou tudo. Era muita grana! Ainda me deu um aumento. Não conseguia parar de chorar. Ele tem atitudes que ninguém imagina, é um homem único, de caráter”, diz Magrão.
19 – O apresentador não gosta de gastar com grifes. Até possui ternos Ricardo Almeida no camarim, mas, no dia a dia, a maioria de suas roupas giram em torno de 100 reais. “Se ele pudesse, iria até o Brás fazer compras. É muito simples, humilde, tenho orgulho de trabalhar com ele”, diz o ator e comediante Carlinhos Aguiar, que o conhece há 30 anos.
20 – Um de seus hobbies favoritos tem sido montar quebra-cabeças, alguns com mais de mil peças. Outros, virtualmente. Silvio ainda gosta de passar tempo com seus 14 cachorros. Faz questão de dar ele mesmo a ração e treinar os animais.
Confira: 14 vezes em que Silvio Santos provou que pode tudo
21 – Quando não gosta do visual de um funcionário, Silvio não deixa passar. “Uma vez ele me encontrou no corredor e disse: ‘Está de barba?’ Logo entendi que era para tirar (risos). Ele dá toques a todos: ‘Olhe, não use boné’ ou ‘Você fica melhor de azul e vermelho'”, conta Alexandre Frota, contratado do SBT.
22 – O ator ainda lembra outra situação engraçada. Certa vez, Silvio até o deixou sem graça. “Ele me disse que todos me criticavam, mas que, em casa, ele tinha a coleção completa dos meus filmes eróticos. Não sabia como reagir…”, conta Frota, rindo.
23 – No fim do ano, compra presentes para os melhores amigos, mas o que mais chama atenção é o cartão, onde emociona com palavras de carinho. Costuma descrever a pessoa e enumerar suas qualidades.
Divulgação Instagram
24 – O empresário é superprotetor quando o assunto são as seis filhas. “Eu tinha uns 17 anos e fui apresentar meu namorado, ele pediu para ficar a sós com o rapaz e fez uma entrevista digna de Interpol”, recorda rindo Silvia. Casada com o cantor Edu Pedroso, a filha conta que com o sertanejo a situação também não foi diferente. “Levei o Edu ao camarim do meu pai e ele fez perguntas. ‘Quer mesmo casar com minha filha?’ Eu morri três vezes (risos)”, diz.
Reprodução Instagram
25 – Silvio nunca deu nada de mão beijada para as filhas. “Quando minhas irmãs e eu éramos pequenas e íamos viajar de férias, não tínhamos babá nem nada disso. Meu pai prometia que, se arrumássemos o quarto, a gente ganharia dinheiro para gastar durante aquele dia, comprar doces e as bobagens que as crianças gostam. E a gente se divertia com isso e se achava importante na hora do pagamento. Ele sempre foi assim com a gente”, diz Patricia Abravanel , apresentadora do Máquina da Fama e participante do quadro Jogo dos Pontinhos no Programa Silvio Santos .
Arnaldo Silva
26 – O empresário já apresentou mais de 100 atrações. Toda vez que ele vai gravar, chega duas horas mais cedo e meia hora antes de entrar no palco bate papo com o auditório. Toca buzina, conversa, conta piada e brinca com as caravanas. O Programa Silvio Santos completa 52 anos no mês de junho. É a atração de auditório mais antiga e ininterrupta da TV brasileira e de ótima audiência desde os anos 1960. “Nunca esqueço as palavras do Silvio: ‘Se hoje sou rico e querido, devo ao público. Por isso, quero que os trate com respeito e carinho. E programa nenhum pode atrasar mais que uma hora, não podemos judiar de ninguém'”, lembra Roque.
27 – De vez em quando, o apresentador confere até o lanchinho dado aos visitantes e prova para ver se está bom.
28 – O empresário acompanha cada processo da atração. “Nos falamos praticamente todos os dias. Quando uma pauta ou quadro tem bom resultado, ele quer saber quem teve a ideia. Participa ativamente da redação da atração”, explica o diretor do Programa Silvio Santos , Fabiano Wicher. A cada edição, cerca de 5 mil reais são distribuídos.
Thiago Bernardes
29 – Silvio adora esquiar em Aspen e em 2000 sugeriu o lugar para Celso Portiolli . O apresentador do Domingo Legal viajou para lá e, quando retornou ao trabalho, foi chamado no camarim do dono do SBT. “Na época, ele havia se machucado em uma pista de esqui e estava fazendo fisioterapia. Ele perguntou da minha viagem e começou a me mostrar o que estava fazendo para melhorar. Silvio se encostou na parede, começou a fazer o exercício e pediu que eu fizesse junto. ‘Abaixa aqui, segura um minuto…'”, diz Portiolli.
30 – Em janeiro de 1957, foi com Carlos Alberto de Nóbrega para Buenos Aires, na Argentina. “Eu precisava comprar o enxoval para meu primeiro casamento. Ao chegar lá, Silvio me convenceu a comprar muamba e revender no Brasil, porque as coisas eram muito baratas. Voltamos com lapiseiras, barbatanas, isqueiros a gás, roupas de náilon… Ganhamos quatro vezes mais”, conta às gargalhadas.
Agora você sabe tudo sobre Silvio Santos? Faça o teste!