4 pequenos truques de cor que transformam os espaços
DA REDAÇÃO
4 pequenos truques de cor que transformam os espaços

Está pensando em dar uma nova cara para a sua casa com uma pintura novinha em folha? A escolha das cores é uma etapa crucial nesse processo, capaz de transformar completamente a atmosfera de um ambiente. Para te ajudar nessa missão, especialistas em design e arquitetura compartilham dicas valiosas sobre o poder das cores na decoração.

Como usar a cor para mudar a percepção de espaço?

Cores para criar sensação de amplitude

Apartamento acessível para a 3ª idade tem belos arcos no teto da sala. Projeto de Hensen Mendes Arquitetura.
Projeto de Hensen Mendes Arquitetura. Gabriel Lima/Divulgação

Engana-se quem pensa que o branco é a única solução para ampliar espaços. A arquiteta Regina Strumpf alerta que o excesso de branco em áreas grandes pode gerar reflexo excessivo de luz, causando desconforto visual. A dica da especialista é adicionar toques sutis de cores como amarelo ou lavanda para trazer profundidade e aconchego.

Tons frios ou tons quentes? Crie acolhimento

Casa traz paleta em tons terrosos, materiais e plantas inspiradas no cerrado mineiro. Projeto de Natália Lemos para a CASACOR Rio 2024. Na foto, sala, sofá vermelho terroso, elemento vazado.
Projeto de Natália Lemos para a CASACOR Rio 2024. Produção visual: Andrea Brito Velho/Fotos: MCA Estúdio/Divulgação
Continua após a publicidade

Cristina Zatti, engenheira e coordenadora de design da fábrica de utensílios Coza, complementa: “Tons frios e claros são verdadeiros aliados na missão de ampliar ambientes, enquanto tons quentes e escuros proporcionam a sensação de acolhimento e diminuem visualmente o espaço”.

Como ‘elevar’ ou ‘rebaixar’ o pé-direito

50 mil hastes de aspargos secos adornam o teto deste restaurante. Projeto de Renan Altera para a CASACOR SP 2023. Na foto, mesas de pedra, poltronas curvas e teto verde.
Projeto de Renan Altera para a CASACOR SP 2023. André Mortatti/Casa.com.br

Para criar a ilusão de um teto mais alto , aposte em cores claras como creme ou areia . Se o objetivo for “rebaixar” o pé direito, utilize uma cor mais escura no teto em relação às paredes. Outro truque infalível para “encurtar” um ambiente é pintar a parede do fundo com uma cor mais intensa.

Continua após a publicidade

Crie pontos de destaque em objetos

Muxarabi em marcenaria no teto ilumina hall de entrada de apartamento. Projeto de MA.DÊ Arquitetura. Na foto, quarto adolescente, cabeceira pintada.
<span class="hidden">–</span> Carol Senges/Divulgação

Outro ponto importante destacado pelos especialistas é o uso da cor para realçar elementos decorativos . Para destacar um objeto escuro, aposte em um fundo claro e vice-versa. Essa técnica simples cria um contraste interessante e valoriza peças-chave na decoração.

Attilio Baschera, designer da loja AGain, ressalta a importância da harmonia visual : “Se optar por cores vibrantes ou brilhantes nas paredes, lembre-se de manter o piso e o teto em tons neutros para equilibrar o conjunto”.

Publicidade

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!