Companheiro inseparável dos afazeres da cozinha , os panos de copa são uma peça fundamental para apanhar recipientes e higienizar o ambiente . Utilizados para conduzir panelas quentes, secar copos, pratos e talheres ou limpar a bancada, eles possuem funções que nem sempre são notadas ou reconhecidas, mas que são de extrema importância.
Justamente por conta da sua versatilidade, as peças podem se deteriorar conforme seu manuseio, tornando-se grande fonte de bactérias, por conta da umidade e retenção de gordura. Por isso, a Camila Shammah , gerente de produto da Camesa , marca especializada em produzir artigos voltados para o lar, separou algumas dicas infalíveis sobre como manter o utensílio limpo e branquinho:
1. Estabeleça funções
É ideal a utilização de pelo menos 2 panos de copa: um para secar as mãos ou transportar recipientes quentes, e outro para enxugar a louça. Camila recomenda que eles possam ser diferenciados pela estampa ou bordado e posicionados em locais distantes, para evitar que suas as suas funções sejam trocadas. “Assim, o item pode acumular menos umidade ao longo do dia”, comenta.
Veja também
- Pode ou não? 10 mitos e verdades sobre a limpeza da casa
- Limpeza de colchão: dicas para fazer em casa
2. Se atente ao tipo de pano
Os panos mais finos devem ser utilizados para secar as mãos ou segurar panelas e assadeiras quentes. Contudo, a gerente afirma que é aconselhável que os tecidos para esta função sejam felpudos, semelhante a toalhas. Já os panos de copa para secar louças devem possuir um tecido mais grosso, resistente à absorção de água, cumprindo seu trabalho de forma mais eficiente.
3. Troque com frequência
As peças devem ser trocadas diariamente. Caso os panos não estejam sujos ou encharcados, eles podem ser colocados para secar e serem reutilizados mais uma vez. “É importante que eles sejam higienizados com regularidade, pois tecidos úmidos e engordurados geram o acúmulo de bactérias. Antes de lavar é importante que estejam secos para que não transmitam microrganismos para os demais panos na hora da lavagem”, ressalta.
4. Lave separadamente
Para garantir limpeza profunda e remoção de gorduras, Camila indica que eles sejam deixados de molho em um recipiente com água fervente e bicarbonato de sódio. Em seguida, devem ser batidos na máquina de forma isolada, sem a presença de outras peças como toalhas de banho ou panos de chão. “Isto evita a proliferação e troca de diferentes bactérias”, explica. Após estarem limpos e secos, eles devem ser dobrados e guardados em uma gaveta específica.