Painel ripado ainda é uma tendência?
DA REDAÇÃO
Painel ripado ainda é uma tendência?

O painel ripado , com suas texturas e capacidade de adicionar movimento e um ar de sofisticação aos ambientes, ganhou destaque no universo da arquitetura e design de interiores. Mas será que essa tendência é passageira e se tornará datada com o tempo?

Painel ripado ainda é uma tendência? Projeto de Studio Elã. Na foto, estante ripada verde.
Projeto de Studio Elã. Divulgação/Divulgação

Para as arquitetas Adriana Yin e Alessandra Fuccillo, do Studio Elã , os painéis ripados surgiram como uma solução criativa para fugir das superfícies lisas de madeira, trazendo um toque texturizado aos ambientes . “Eles são uma excelente opção para quem deseja mesclar materiais, sem tornar o espaço visualmente cansativo,” explica Adriana. Em alguns dos seus projetos, as arquitetas souberam equilibrar a aplicação da madeira freijó lisa com ripados , adicionando camadas visuais sem sobrecarregar o ambiente.

Novo lar de mãe e filha tem espaço de home office e estante de marcenaria ripada. Projeto de Carmen Zaccaro. Na foto, painel ripado, porta mimetizada.
Projeto de Carmen Zaccaro. Luiza Schreier/Divulgação

A versatilidade dos painéis ripados é um de seus principais atributos. Além de agregar movimento aos espaços, esses painéis também são uma solução eficaz para camuflar portas , integrando-as de forma quase imperceptível ao ambiente. “Essa capacidade de mimetização pode ser fundamental para criar um visual contínuo e harmonioso,” comenta Alessandra.

Cobertura com planta circular tem jardim interno, área gourmet e sauna. Projeto de Roberto Souto. Na foto, porta camarão, painel de madeira.
Projeto de Roberto Souto. André Nazareth/Divulgação
Painel ripado ainda é uma tendência? Projeto de Studio Elã. Na foto, sala de tv, estante de nichos.
Projeto de Studio Elã. Divulgação/Divulgação

Contudo, embora a frequência de aplicação dos painéis ripados esteja diminuindo, eles ainda ocupam uma posição de neutralidade estética e as arquitetas aconselham cautela para quem teme que essa escolha se torne datada.

Apê tem piso de ipê na sala e cerâmicas de estampa geométrica na cozinha. Projeto de Hugo Rapizo. Na foto, lavabo, cuba esculpida, espelho orgânico, painel ripado.
Projeto de Hugo Rapizo. Fotos: Rafael Salim/Produção visual: @puadigiorgio/Divulgação

“Assim como as boiseries , que são elementos antigos que voltaram à moda, os painéis ripados podem ser usados de forma cuidadosa para garantir uma estética atemporal,” afirma Adriana.

Continua após a publicidade
Painel ripado ainda é uma tendência? Projeto de Studio Elã. Na foto, quarto, cabeceira ripada.
Projeto de Studio Elã. Divulgação/Divulgação

O segredo para evitar que tais elementos pareçam ultrapassados, segundo as arquitetas, está na moderação e na aplicação estratégica . “É importante saber dosar o volume de peças aplicadas para que a estética não se torne cansativa. Aplicar em detalhes pode ser a chave para manter a longevidade da escolha,” diz Alessandra.

Conselhos das especialistas

Cozinha com gabinete azul e painel ripado na sala dão textura e cor a apê de 62 m². Projeto de Duno Arquitetura. Na foto, sala de tv, tapete azul, rack branco.
Projeto de Duno Arquitetura. Fernando Crescenti/Divulgação

Ainda assim, é fundamental seguir padrões consistentes durante a aplicação , evitando erros comuns, como a quebra de simetria entre as ripas e os espaços entre elas. O Studio Elã enfatiza a importância de manter a harmonia visual ao longo de todo o projeto.

Publicidade

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!