Depois de viver em Oslo, Noruega, por sete anos, o casal norte-americano Scott e Christine Young decidiu que era hora de trazer mais da cultura local
para suas vidas. Com isso em mente, eles acionaram o escritório Mork-Ulnes Architects para projetar uma hytte, o equivalente nórdico à palavra “cabana”.
A ideia era aproveitar os dias livres com os dois filhos pequenos. Comuns naquela região (mais de um quarto da população possui uma hytte para chamar de sua), essas construções são, em geral, moradas compactas com telhadinho inclinado e baixo, interior compartimentado e janelas pequenas (o banheiro
fica do lado de fora). O desafio dos arquitetos Casper e Lexie Mork-Ulnes foi repensar o modelo tradicional de maneira que o refúgio mantivesse suas principais características e a qualidade aconchegante.
Em 84 m²
, a dupla conseguiu reunir cozinha, três quartos e dois banheiros completos, ainda que pequenos. Um galpão externo abriga os equipamentos de esqui e as bicicletas. A inclinação adequada da cobertura, que foi recortada em quatro águas, não apenas evita o acúmulo de neve como também suaviza o impacto das geladas correntes de vento.