Problema rotineiro de muitos brasileiros, as manchas de desodorante em roupas são um grande incômodo e podem ser bem visíveis, tanto em tecidos claros quanto escuros, dando aquele aspecto de desgaste e falta de higiene para quem usa.
Como não são removidas de forma fácil, geralmente quem procura na internet se depara com métodos que levam a adição de cloro, perfume ou sabão comum. Contudo, muitos desses acabam por manchar definitivamente a peça. Para ajudar nessa questão, a Mueller preparou diversas dicas para remoção dessas manchas e algumas indicações de produtos para garantir uma rotina de cuidados com as roupas.
Por que o desodorante gera manchas
As manchas são causadas pela combinação dos desodorantes com o suor , pois muitos dos cosméticos contêm sais de alumínio que, ao reagirem com o suor, formam manchas amareladas nas peças de roupa, principalmente em camisetas e blusas. “Também é importante destacar que alguns tecidos, como o algodão, lã e seda, absorvem os componentes do desodorante mais facilmente, resultando nos defeitos”, reforça Thiago Montanari, Gerente de Marketing da Mueller.
Além disso, se o desodorante não estiver totalmente seco no corpo antes de vestir a roupa, o risco de manchas aumenta. Em alguns casos, essas manchas podem se acumular na peça ao longo do tempo, se transformando em uma verdadeira crosta, incômoda e agora mais difícil ainda de remover.
Ao detectar uma mancha, o primeiro passo é agir rapidamente , sempre verificando as instruções de lavagem na etiqueta da roupa e usando os produtos adequados para evitar manchas permanentes.
O que fazer para prevenir manchas de desodorante nas roupas
- Ao escolher o desodorante, priorize as opções sem sais de alumínio;
- Vista a roupa apenas quando o desodorante estiver totalmente seco no corpo;
- Tenha atenção para a quantidade de desodorante, pois o excesso também pode ocasionar manchas na roupa.
Como fazer a remoção caseira de manchas de desodorante
Receitas caseiras podem ser eficazes na remoção em roupas brancas e de peças coloridas e até mesmo aquelas mais escuras com produtos fáceis de serem encontrados em casa e nos supermercados. A Mueller separou três das mais populares, mas alerta que é importante conferir toda etiqueta evitar outros danos às peças.
Bicarbonato e vinagre
A dupla é considerada eficiente e fácil na remoção de manchas de desodorante das roupas. Para tanto, misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma colher de sopa de vinagre branco, coloque a mistura sobre a mancha e esfregue levemente. Lave a peça removendo a mistura e, em seguida, lave a roupa como de costume.
Limão, bicarbonato de sódio e uma escova macia
Nessa receita, faça uma mistura de suco de um limão e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, aplique a mistura na mancha e aguarde uns minutos até a mistura envolver a peça. Esfregue a região com a ajuda de uma escova, enxague e lave como de costume.
Água oxigenada (apenas para roupas claras)
A remoção usando água oxigenada é recomendada apenas para roupas claras. Aplique uma colher de chá de água oxigenada 20 volumes na mancha e aguarde uns minutos até o produto fazer efeito. Remova o excesso e, em seguida, lave a peça normalmente.