O hall de entrada da mostra CASACOR Paraná 2024 traz os ares de uma recepção acolhedora de casa. Assinado por Karolinna Venturi , o ambiente é repleto de arte e design, valorizando a beleza e a singularidade do trabalho artesanal e dos detalhes que contam histórias.
Aqui, o objetivo é comemorar os arquitetos de antigamente, nos tempos em que eles próprios desenvolviam os itens de seus projetos. Com isso em mente, Karolinna apostou na alta costura , em que tudo é feito sob medida e cada criação é exclusiva.
As peças desenhadas especialmente para o projeto são os destaques, como a estrutura do teto com bolas de murano, a luminária confeccionada por ceramista, a peça do aparador com aplicação de uma obra de artista local, o livreiro garimpado em antiquário e o banco de apoio revestido com tapetes feitos à mão.
“Todas elas foram produzidas em colaboração com os artistas, buscando uma criação única especial para os 30 anos da CASACOR Paraná. A arte é protagonista, pois está aplicada em cada canto da ambientação”, conta a profissional.
A integração de cores vibrantes e o uso criativo de transparências também chama atenção no espaço. A profissional explora uma paleta diversificada de cores para enriquecer a experiência visual dos visitantes.
Com nuances de verde, azul, âmbar e rosa , que surgem da aplicação estratégica de vidros, uma atmosfera de luminosidade e vivacidade é criada.
Para um toque de sobriedade e sofisticação, os tons de bordô do mármore Napoleão Bordo foram a escolha. Já a obra de arte em preto e branco adiciona contrastes marcantes e cria pontos focais interessantes.
Para suavizar a composição, tons amanteigados nos tecidos das paredes e nos tapetes do banco proporcionam uma sensação acolhedora e aconchegante.
Neste projeto, o tema “De Presente, o Agora” é celebrado através de uma fusão harmoniosa entre o tradicional e o moderno.
“Enquanto abraço as mais recentes tendências do design contemporâneo, também presto homenagem às práticas artesanais ancestrais. Cada detalhe é cuidadosamente elaborado à mão, evocando uma sensação de autenticidade e conexão com o passado, enquanto me inspiro no presente para criar um espaço verdadeiramente cativante”, relata Venturi.