Por que fico com cheiro de ‘cecê’ mesmo passando desodorante?
DA REDAÇÃO
Por que fico com cheiro de ‘cecê’ mesmo passando desodorante?

O

mau cheiro nas axilas, ou o famoso ‘cecê’, assombra muitas pessoas – mesmo com o uso de desodorante, muitas vezes. Se você passa por isso, vale entender a origem dessa condição tão desagradável, que nem sempre está relacionada à falta de higiene, viu? Outros fatores podem interferir também. Vem, a CAPRICHO te explica melhor.

Como a Mayla Carbone, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), já explicou à CH o mau cheiro na axila é causado pela combinação de suor com as bactérias presentes na pele. “Essas bactérias se proliferam na região da axila e se alimentam do suor produzido ali, causando o desconforto do mau cheiro”, disse a especialista em reportagem anterior .

Em casos normais, o problema é sanado com uma boa limpeza das axilas com água e sabonete antibacteriano. É importante também secar bem a região para então aplicar um desodorante, viu?

Em outro texto aqui na CH , detalhamos como fazer um skincare das axilas , a fim de prevenir a proliferação de bactérias, infecções e alergias. Trata-se de uma região bastante sensível do nosso corpo, uma vez que protegem estruturas vasculares, linfáticas e neurológicas.

E vale lembrar que fatores ligado ao ciclo hormonal ou a mudanças de estilo de vida ou alimentação podem interferir nos odores. Para a nossa galera, em especial, ainda há as mudanças hormonais que ocorrem durante a adolescência que podem trazer um cheiro mais forte.

Continua após a publicidade

Agora, se todos os bons hábitos não forem o suficiente para conter o mau cheiro e a condição for exagerada, é sinal de que há um problema por trás. O odor ruim na região pode estar associado, por exemplo, à b romidrose , condição em que a sudorese corporal vem acompanhada de um suor desagradável.

Reportagem da Veja Saúde explica que a ciência ainda não identificou exatamente o que provoca o problema, mas já se sabe que alguns hábitos pessoais podem piorar o quadro, além da falta de higiene. Alimentos como alho, cebola, curry, pratos muito condimentados e álcool impactam o cheiro da transpiração, assim como alguns medicamentos e o uso de certos tecidos.

Por isso, é importante e necessário buscar a ajuda de um profissional para investigar as origens e indicar o melhor tratamento para o problema. Combinado?

Continua após a publicidade

Publicidade

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!