A
garrafa de água se tornou um dos itens mais indispensáveis do nosso dia a dia. Na mochila da escola, na bolsa do trabalho, na mesa do seu quarto ou até na bolsa para sair com os amigos, o objeto tem presença marcada – e isso é ótimo.
Manter-se hidratado cuida da nossa saúde como um todo e até mesmo a pele é beneficiada. Por isso, é ótimo que as garrafas de diferentes modelos tenham retomado e incentivado o costume de beber água durante todo o dia. Entretanto, não basta encher sua garrafa e beber a água ao longo do dia – é preciso limpá-la também.
Uma galera acredita que, como só vai água no recipiente, não é necessário uma higienização completa, mas é bem o oposto. Justamente por ser um objeto que usamos o dia todo e é tão útil, é preciso ainda mais cuidado.
A garrafa de água, na verdade, é um objeto que, se não limpo regularmente, pode ser o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e de fungos , especialmente se a água fica parada de um dia para o outro. O ideal, é lavar a sua garrafa ou copo de água todos os dias, com detergente neutro e água – como se faz com qualquer outro utensílio da cozinha.
Além disso, é importante fazer uma limpeza mais intensa semanalmente com produtos como cloro ou bicabornato de sódio . No caso do claro, é preciso 1 colher de sopa da substância em 1 litro de água; já para o bicabornato, misture ele em água morna e deixe a garrafa de molho por 1 hora.
Esse tipo de limpeza mais intensa, feita semanalmente, vai proteger sua garrafa e permitir que ela dure bem mais tempo. Agora, se você sentir um cheiro estranho vindo da garrafa, ou perceber lodo, manchas verdes escuras ou pretas no corpo da embalagem, é preciso limpar com vinagre .
Nesses casos, misture vinagre branco com água e deixe a garrafa ou copo de molho nessa mistura por 3 horas, ou mais se você achar necessário. Depois, limpe normalmente com detergente e água. Caso as manchas e o lodo não saia, você precisa descartar a embalagem, tá bem? Essas sujeiras podem trazer doenças e infecções dependendo de qual microrganismos são feitas.
E com os canudos, o cuidado é o mesmo?
Sim! Tanto a garrafa ou copo, o canudo, quanto qualquer outra peça que componha a sua peça precisam ser lavadas em conjunto , diariamente com detergente neutro e água, e semanalmente com uma mistura mais intensa. Da mesma forma que, no corpo do canudo, pode juntar bactérias e fungos, isso também pode acontecer em qualquer outra parte da garrafa.
Por isso, a dica é não deixar a água ficar parada de um dia para o outro e escolher copos que dificultem proliferação de microrganismos. Garrafas de vidro , por exemplo, permitem que você veja com mais facilidade se há alguma sujeira instalada no corpo do copo, além de, assim como as de aço inoxidável , não liberam substâncias tóxicas em contato com o calor.
Contudo, não adianta ter uma boa rotina de limpeza se ela não alcança todas as partes do copo e do canudo. Cada canto desses objetos precisa ser esfregado e existem hoje modelos de escovas que entram na garrafa e limpam por completo. Da mesma forma, existem escovas finas que conseguem se enfiar nos canudos dos copos para limpar.
Pode parecer um processo completo de início, mas é mais simples e natural do que você imagina. Abaixo, selecionamos alguns utensílios que facilitam esse processo da limpeza e alguns copos e garrafas para quem está com dúvida de qual escolher . Confira mais sobre!
Escovas de limpeza de garrafa e canudo
Kit de escovas para limpar canudo
Copo Stanley com canudo rosa
Copo de vidro proteção emborrachada com tampa e canudo de bambu rosa
Garrafa de água térmica inox preta
Garrafa térmica de inox prata
Garrafa térmica Stanley laranja
Garrafa Térmica de Aço Inox Rosa
*Preços consultados em 31 de julho de 2024. Sujeitos a alterações. As compras feitas através destes links podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.
E você, já sabia da importância de lavar sua garrafa de água?