A
marca Vivão Project , do estilista Alexandre Vivão , apresentou a coleção ‘ Retirantes Parte 2 ‘ na Casa de Criadores 54 nesta sexta-feira (26) com o objetivo de explorar o processo migratório, feito de forma ancestral, de pessoas do Nordeste para São Paulo. “O tema da coleção também é uma camiseta que é uma releitura do quadro ‘Retirantes’, de Cândido Portinari”, disse o designer baiano em entrevista à CAPRICHO .
Na passarela, a etiqueta explora a travessia de desertos feita por retirantes, termo originalmente designado a pessoas que deixam sua região de origem por conta da seca em busca de melhores condições de vida. Ao invés de costuras extremamente cartesianas, vemos cortes orgânicos, linhas soltas, transparência, desgaste e tecido amassado, referências à travessia de desertos.
A ideia, portanto, foi narrar a caminhada de sujeitos que trazem em suas bagagens fé, perseverança e sonhos para áreas mais centrais do Brasil, especificamente a capital paulista, nutrindo-as com sua arte, visões avançadas de mundo e futuro, contribuindo para o surgimento de novas dinâmicas culturais.
Além disso, essas escolhas em termos de matéria-prima e acabamentos fazem parte da própria identidade da marca e seu jeito de comunicar o universo. “Eu nunca cursei moda, então esses elementos remetem ao descaso à moda mais engessada”, afirma Vivão. “Traz a perspectiva de alguém que só começou a criar com uma máquina ou com uma alinha e agulha sem todo o aparato industrial e até mesmo acadêmico”, conclui.
@caprichoO estilista Vivão explica a coleção ‘Retirantes parte 2’ apresentada na #CasadeCriadores #estilista #semanademoda #desfile
Publicidade