Outubro Rosa: como realizar o autoexame de cancro da mama
Reprodução: Alto Astral
Outubro Rosa: como realizar o autoexame de cancro da mama

A campanha Outubro Rosa visa divulgar três pilares muito importantes para o combate do câncer de mama: prevenção, detecção e autoconhecimento do corpo. Isso porque a época do diagnóstico é um fator determinante nas chances de cura, que vai sendo reduzida conforme o avanço do cancro.

Segundo a mastologista Monique Valois, especialista do Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" (CEJAM), o autoexame na mama é também um ato de autocuidado. “Este é um movimento que coloca a saúde da mama em evidência, levando as mulheres a dedicarem um tempo para olhar para si”, aponta.

Além disso, Monique relembra que as mamas podem ser apalpadas no banho, durante a troca de roupa e até mesmo na frente do espelho. Ela ressalta que o importante é estar confortável e realizar essa prática, independentemente da idade.

Se toque!

Outro ponto destacado pela médica é sobre o real sentido de tocar os seios. “Quando o nódulo chega a uma dimensão em que pode ser apalpado, é um sinal de que poderia ter sido diagnosticado precocemente. A finalidade principal de se apalpar não é a detecção prévia do cancro, mas sim a identificação de possíveis alterações na região mamária”, esclarece.

Portanto, fique alerta se notar alguma dessas alterações na região: nódulos endurecidos na mama, vermelhidão, retrações ou alterações na textura da pele e secreções sanguinolentas do mamilo. Nesses casos, a mastologista orienta buscar ajuda imediatamente, uma vez que tais sinais podem ser indícios do câncer de mama, mas somente um profissional capacitado poderá diagnosticá-lo.

Fonte: Monique Valois, mastologista do Hospital Dia Campo Limpo, administrado pelo Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" (CEJAM).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!