5 itens indispensáveis para banheiros pequenos
Reprodução: Alto Astral
5 itens indispensáveis para banheiros pequenos

Quem está procurando por um imóvel atualmente sabe que, em geral, os cômodos estão cada vez menores . Isso vale principalmente para os banheiros, que já costumam ter dimensões mais apertadas. A tarefa de criar um ambiente aconchegante e bonito pode parecer um desafio enorme, ainda mais em se tratando de um local em que box, vaso e pia são obrigatórios.

De acordo com a arquiteta Jéssica Nunes, ter em mente a otimização do espaço e fazer escolhas inteligentes garantirão resultados surpreendentes, comprovando que banheiros pequenos também podem ser charmosos e funcionais. Sendo assim, para deixar o seu banheiro mais amplo e, claro, charmoso, confira os 5 itens indispensáveis para o cômodo.


1- Espelhos

Para um banheiro enxuto, nada melhor do que deixar que o espellho assuma o papel de protagonista do projeto. Segundo Jéssica, o acessório consegue proporcionar, além de um design moderno, uma sensação de amplitude e efeito de profundidade, fazendo com que o local pareça maior.

"Disponíveis no mercado nos mais diversos formatos, os espelhos conseguem mudar completamente o visual, mas é fundamental posicioná-los de forma estratégica em uma parede em que eles possam refletir algo", comenta a arquiteta.

2- Janelas

Na hora de escolher a janela de um banheiro de tamanho reduzido, é preciso levar em conta fatores como durabilidade, segurança e privacidade. Algumas dicas de Jéssica:

  • Menos é mais! Janelas compactas se adequam melhor ao espaço pequeno
  • Janelas instaladas no alto são ótimas para garantir ao cômodo otimização de espaço, entrada de luz, privacidade e um bom arejamento
  • Que tal colocar a janela na área de banho? Dessa forma, também ajuda a reduzir a umidade do ambiente

3- Décor minimalista

Na hora da decoração, a arquiteta explica que muitas pessoas acreditam não ter muito o que fazer por conta do espaço reduzido. Porém, banheiro pequeno não significa banheiro sem graça. "Muito pelo contrário: é possível investir em itens que decoram e organizam ao mesmo tempo, como nichos e prateleiras", explica.

Leia Também

Todo espaço é útil, por isso nichos e prateleiras nas paredes ajudam a aproveitar cantinhos que muitas vezes ficariam inutilizados, pois ocupam menos espaço e podem servir para acomodar itens de higiene, cosméticos, toalhas e até mesmo pequenos objetos decorativos.

4- Cores claras

Amplitude visual, sensação de bem-estar e aumento de visibilidade são alguns dos benefícios que as cores neutras trazem para banheiros com pouca metragem, facilitando, inclusive, na hora da limpeza. Branco, bege, tons pastel e cinza são cores clássicas que não oferecem o risco de acabar criando um ambiente pesado e fechado.

"Na maior parte do banheiro, faça prevalecer os tons neutros para que, dessa forma, você tenha a liberdade de inserir cores mais escuras e vibrantes nos detalhes. Isso vai evitar que o local acabe ficando com um visual sem vida e favorece o uso criatividade", diz Jéssica.

5- Box de banho

A arquiteta chama a atenção para esse item que é ainda mais versátil em cômodos pequenos. "Isso porque ele pode agir como um dos principais itens decorativos do banheiro além de cumprir com sua função básica, se tornando parte fundamental no projeto", destaca a arquiteta, que sugere ainda mudar o local tradicional do box para otimizar o espaço.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!