5 dicas para manter a cutícula bela e hidratada!
Reprodução: Alto Astral
5 dicas para manter a cutícula bela e hidratada!

Há quem diga que as unhas precisam respirar, enquanto outras pessoas falam que isso é mito, mas tudo que está limpo e bem cuidado se torna melhor, certo? Assim, você sabia que é importante cuidar da saúde das unhas e, principalmente, das cutículas?

Pois bem, deixar as unhas com aspectos impecáveis vai além de uma cor de esmalte bonita ou tamanho; mais do que beleza, as unhas precisam ser cuidadas e preservadas para se manterem sempre saudáveis e, consequentemente, belas. E isso está mais relacionado com as cutículas do que você imagina!

Primeiro de tudo, o que talvez muitos não saibam é que não tirar a cutícula pode ser o menor dos problemas, já que o pulo do gato é ter o hábito hidratá-las. Isso porque, segundo o dermatologista Daniel Cassiano, esmaltar as unhas frequentemente resseca as cutículas. “Com a pele ressecada, ela fica mal aderida à unha, o que pode gerar inflamação e infecção, e consequentemente vermelhidão”, explica o especialista.

A dermatologista Patrícia Mafra ressalta ainda que é muito importante utilizar creme hidratante para as mãos que também podem nutrir as cutículas. “Quanto mais hidratadas estiverem as cutículas, menor a chance de ficarem esbranquiçadas e com aquelas pontinhas de pele soltas”, alerta a dermatologista.

Outro ponto importante a se considerar é que a cutícula protege a base da unha. Assim, Daniel esclarece que “a partir da perda da cutícula ocorre a penetração de produtos irritantes ou até de microrganismos entre a unha e a pele [próxima da cutícula], fazendo com que em alguns casos, provoque alteração da unha de maneira aguda ou até mesmo crônica”.

Portanto, quando a cutícula é retirada, facilita a entrada de bactérias e fungos, principalmente se esse processo é feito em salões com alicates que podem estar sujos ou contaminados.

De acordo Patrícia, o melhor a se fazer é não retirar a cutícula com alicate, e sim empurrá-la com uma espátula, removendo somente o excesso de pele. “Faça esse procedimento com cuidado, preferencialmente depois de hidratar bem as unhas com a luva de filme de PVC”, complementa a médica.

Para manter suas unhas saudáveis e lindas, os especialistas recomendaram 5 dicas ao Alto Astral que vão te ajudar a cuidar das cutículas . Confira abaixo:

  • Faça uma hidratação mais intensiva nas mãos uma vez por semana espalhando um creme hidratante nas mãos e, depois, envolvendo-as com filme de PVC. Deixe o creme agir por 20 minutos antes de retirar o filme e o excesso de creme;
  • Não remova as cutículas, empurre-as;
  • Mantenha as mãos e, consequentemente, as cutículas sempre hidratadas;
  • Se você entra em contato constante com a água, como é o caso cozinheiros, copeiros, donas de casa e/ou cabeleireiros, use luvas para executar suas tarefas;
  • Evite esmaltar as unhas com tanta frequência, evitando, assim, traumatizar as cutículas;

Fontes: Daniel Cassiano, médico dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), é cofundador da clínica GRU Saúde e doutorando em medicina translacional pela (UNIFESP); Patrícia Mafra, médica dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e preceptora de Medicina Estética do Instituto Superior de Medicina (ISMD).

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários