4 dicas infalíveis para controlar a vontade de comer doces
Reprodução: Alto Astral
4 dicas infalíveis para controlar a vontade de comer doces

Não dá para negar que após a refeição já vem aquela empolgação para comer a sobremesa. Afinal, um docinho vai sempre bem, não é mesmo? E é bom lembrar que não há mal nenhum em matar o desejo por doce e comer aquilo que se tem vontade desde que esse comportamento não seja repetitivo ou cause mal à saúde.

Quando a vontade de comer chega a um nível maior, é preciso investigar se aquela fome é realmente real. Isso porque existem certas associações que fazemos com a comida, como, por exemplo, comer para comemorar, afogar as mágoas, passar o tempo, entre outras possibilidades.

Além disso, vale ficar de olho também na saúde, viu? Consumir açúcares em excesso pode ser um fator prejudicial para o organismo, contribuindo para o desenvolvimento de algumas condições, como altos índices de glicose no sangue, obesidade, colesterol alto e alterações gastrointestinais, por exemplo.

“Principalmente para evitar esse quadro impulsivo, no qual a pessoa não tem um ‘freio’, é importante satisfazer nossas vontades. Os doces não são proibidos, mas devemos fazer boas escolhas, que tragam benefícios para a saúde”, explica a nutricionista e membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition Carolina Pimentel.

Dessa forma, embora pareça impossível resistir aos docinhos, seguindo alguns passos certeiros, a tarefa pode ser mais fácil do que você imagina! Para isso, a especialista elencou 4 dicas valiosas que te ajudarão a maneirar no consumo de açúcar sem abrir mão dos doces, nem passar vontade. Confira!

4 dicas valiosas para controlar o desejo por doce

Saiba escolher

Você não precisa tirar os doces da sua vida, porém, pode escolher as sobremesas diárias com mais assertividade. Segundo Carolina, apostar em opções com castanhas pode diminuir a velocidade de absorção do açúcar devido às gorduras boas do alimento. Outra dica que ela dá é investir em barrinhas de proteína, chocolates com mais cacau para aqueles que não abrem mão desse clássico e pratos à base de frutas, que saciarão a vontade e ainda oferecerão vitaminas e fibras.

A hora certa de comer o doce

Que tal priorizar o consumo de açúcares na hora certa? Esse hábito consegue saciar o desejo sem prejudicar a saúde. “Evite consumi-los em jejum. O melhor momento é sempre depois da refeição, pois, por estar saciada, provavelmente, você vai comer em menor quantidade”, orienta a nutricionista.

Pequenas porções, grandes aliadas

Nada de comer uma barra de chocolate por vez, viu? Para matar a vontade não é preciso exagerar no consumo, visto que pequenas quantidades já conseguem suprir à tentação. Por isso, Carolina aconselha a dividir o doce em pequenas porções ou até mesmo a dividi-lo com um amigo, afastando o risco de compulsão.

A magia do triptofano

O triptofano é uma substância que ajuda no bem-estar e melhora na melhora do humor, porque age na produção da serotonina — o “hormônio da felicidade”. “Os alimentos ricos de triptofano ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade e a controlar a vontade por açúcar. Você por apostar em abacate, banana, queijo, amendoim, castanha-do-Pará e ovo”, esclarece a especialista.

Fonte: Carolina Pimentel, nutricionista com Mestrado e Doutorado em Ciências da Nutrição (USP), é membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários