3 exercícios de respiração para os dias secos
Reprodução: Alto Astral
3 exercícios de respiração para os dias secos

Os dias secos que têm assolado as grandes cidades nos últimos tempos trazem inúmeros prejuízos para o sistema respiratório. Assim, para além da importância de cuidar da saúde da pele e olhos, sabia que é essencial manter o pulmão em dia para enfrentar o tempo seco? Afinal, é graças aos pulmões e suas trocas gasosas entre sangue e meio ambiente que vivemos.

Uma forma de cuidar do órgão é através dos exercícios de respiração, que, quando associados a movimentos de braços e pernas, podem trabalhar o corpo como um todo e fortalecer a saúde pulmonar.

Dessa forma, o fisioterapeuta Cadu Ramos separou três exercícios respiratórios para te ajudar a condicionar o pulmão. Confira:

Exercício 1

  • 3 séries de 3 repetições;
  • Os idosos podem fazer sentados e os mais jovens em pé;

Inspire o ar abrindo e elevando os braços para o lado e expire fechando-os em direção à lateral das pernas. Agora inspire o ar levantando os braços para frente e inspire descendo em direção à frente das pernas.

Exercício 2

  • 3 séries de 5 repetições;

Sentado em posição ereta 90 graus, coloque as suas mãos cruzadas no peito, inspire e expire descendo o corpo em direção às coxas, se abaixando e levantando em movimento leves e sempre com as costas retas.

Exercício 3

  • Para crianças e idosos;
  • Pode ser feito três vezes ao dia (manhã, tarde e noite);

Puxe o ar bem forte até encher o pulmão completamente e solte até esvaziar por completo. Faça o mesmo, mas agora em dois tempos: puxe o ar bem forte em dois tempos e solte em dois tempos. Puxe o ar profundamente e segure a respiração por 8 segundos, depois solte.

O fisioterapeuta ainda indica, para crianças, brincadeiras de encher bexigas, assoprar velinhas, pega-pega, pique-esconde e jogar bola para impulsionar o condicionamento do pulmão. "Essas são atividades de estimular o condicionamento físico, e consequentemente trabalham os pulmões", finaliza o fisioterapeuta.

Além disso, lembre-se: para enfrentar o tempo seco, é essencial beber bastante água! Vale ainda manter os umidificadores à postos e evitar sair na rua nos horários de pico.

Fonte : Cadu Ramos, especialista em Fisioterapia e Traumatologia e Ventilação Mecânica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em Aparelho Respiratório pela Escola Paulista de Medicina (EPM).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!