Vamos de Bike? Veja 5 dicas para andar de bicicleta de forma saudável e segura
Reprodução: Alto Astral
Vamos de Bike? Veja 5 dicas para andar de bicicleta de forma saudável e segura

O Dia Nacional do Ciclista é comemorado nesta quinta-feira (19). Essa data busca conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito no trânsito e também relembrar que pedalar vai muito além de exercícios físicos.

Quem é apaixonado pelo estilo de vida sobre duas rodas, sabe a importância que esse meio de locomoção tem tanto para o meio ambiente quanto para a saúde dos brasileiros, que estão cada vez mais aderindo ao hábito de utilizar a bicicleta no dia a dia.

De acordo com dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), entre junho e julho de 2020 houve um aumento de 118% nas vendas de bicicletas no país em comparação ao mesmo período do ano anterior. O principal motivo desse aumento foi a pandemia, visto que a população evita as aglomerações nos transportes públicos.

Dessa forma, se você quer começar a esse hábito na sua rotina, é importante ter muito cuidado e disciplina. Sendo assim, o site Saúde em Dia separou 5 dicas para pedalar cada vez mais com disposição e de forma segura . Confira:

Alongue-se sempre!

O alongamento é necessário para aumentar a flexibilidade muscular, ativar a circulação sanguínea e, claro, prevenir lesões. Ficar 10 minutos esticando o seu corpo é o suficiente para deixá-lo flexível e pronto para a bicicleta.

Mantenha-se visível no trânsito

Como você sabe, no período noturno, o campo de visão muitas vezes se torna limitado. Dessa forma, lembre-se de utilizar sinalizadores na bike e também nas roupas. Aposte nas cores fluorescentes ou claras e estampas refletivas para pedalar com mais segurança!

Meias próprias para praticar esportes

Você viu?

Atualmente existem diversos modelos de meias de compressão no mercado, específicos para a prática de exercícios. Além de reduzir a canseira em treinos de baixa intensidade e após a prática esportiva, a peça também diminui a fadiga, tensão e acelera a recuperação muscular.

Outro modelo disponível no mercado é a UP 25, indicada para exercícios de média e alta intensidade. A meia foi desenvolvida para melhorar as condições de oxigenação e nutrientes para os músculos e contribui para aumentar o desempenho físico, a estimulação do retorno venoso e a regeneração muscular, além de diminuir as dores e a fadiga.

Hidrate-se

Beber água mantém o organismo mais regulado e saudável, sendo essencial durante a rotina. Então, não pense duas vezes antes de ingerir o líquido com frequência, de 1,5 a 2 litros por dia.

Sempre utilize o capacete

Nunca se esqueça do capacete! Sua principal função é a segurança. Ele protege a cabeça contra impactos causados por quedas ou batidas em objetos que podem se tornar traumas graves.

Consultoria: Saúde em Dia

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários