4 dicas valiosas para cuidar das plantas no inverno
Reprodução: Alto Astral
4 dicas valiosas para cuidar das plantas no inverno

Basta o inverno se aproximar para que muitos hábitos na rotina comecem a mudar. Do mesmo modo que as pessoas adotam novas medidas para enfrentar as baixas temperaturas, como usar mais roupas, comer comidas quentinhas e se prevenir contra doenças típicas da estação, outros seres vivos também são impactados pela mudança climática e precisam de ajustes nos cuidados.

Esse é o caso de plantas e flores que podem ter o comportamento alterado durante o frio, precisando de mais atenção e algumas modificações em seu dia a dia. Afinal, fatores como ventos excessivos e falta de luz solar afetam diretamente o jardim caseiro.

"Com menos luz, grande parte das plantas hibernam, o que significa que estão economizando energia para conseguir florescer na estação seguinte" conta Rafael Pelosini, CEO e fundador da startup de agricultura, Yes We Grow.

Nesse momento, portanto, alguns cuidados são imprescindíveis para garantir a saúde das folhas e flores e evitar possíveis danos a elas. Para aprender melhor a como cuidar da área verde de seu lar durante o inverno, confira 4 dicas valiosas do profissional!

1. A frequência das regas

Entender como e quando regar as plantinhas é o primeiro passo para mantê-las vivas. Sendo assim, a indicação é que a frequência das regas seja diminuída durante a estação, visto que a umidade costuma ficar mais alta nesse período.

"O excesso de água pode provocar o apodrecimento da raiz e folhas, possibilitando até o surgimento de pragas ou fungos. Dessa forma, indica-se regar o jardim nas primeiras horas da manhã, caso contrário, com a rega no período noturno a água ficará acumulada nos pratos.", orienta Rafael.

2. A poda deve ser feita no inverno

Você viu?

Embora o frio traga alguns prejuízos para as plantas, a poda é uma exceção à regra. Segundo o fundador, o final da estação é ideal para podar, porque, com o período de dormência, o jardim é potencializado para crescer próximo da primavera. Assim, as plantinhas estarão favoráveis para receber e distribuir nutrientes logo que as temperaturas comecem a subir.

3. Adubação

Quando o assunto é adubação, independentemente da estação, deve-se seguir um calendário padrão: adubá-las a cada três meses para que exista uma manutenção nutricional necessária e suficiente.

4. Fique de olhos nos dias de frio mais intenso

Apesar de o inverno ser marcado por temperaturas mais baixas em todos os meses, em alguns dias o frio pode ser ainda mais intenso, principalmente pela chegada de frentes frias nas regiões. Então, é preciso estar atento com a possibilidade de geadas para proteger as plantas com antecedência.

"Uma opção para estes dias é o uso de uma cobertura para o jardim, como uma lona, que protegerá termicamente o espaço. Lembre-se, porém, de retirá-la antes do sol nascer. Para plantas menores, se possível, é preferível deixar os vasos dentro de casa" aconselha Rafael.

Fonte: Rafael Pelosini, CEO e fundador da Yes We Grow.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários