Alto Astral

Um guia completo de cuidados com o cabelo no inverno
Reprodução: Alto Astral
Um guia completo de cuidados com o cabelo no inverno

As estações do ano influenciam diretamente nossos hábitos de alimentação, saúde, moda e beleza, sobretudo pela diferença climática e as próprias temperaturas.

No calor, é comum alimentar-se de comidas mais frescas como saladas e sorvetes e ingerir bastante líquido. Diferentemente do frio, quando damos preferência às comfort foods e bebidas quentes.

Além disso, nossa saúde requer cuidados especiais durante o inverno , especialmente por algumas doenças serem típicas dessa época. Guardamos os shorts e tiramos do armário os casacos e botas para se proteger da friagem.

Se todas essas modificações acontecem, não seria diferente quanto aos cuidados com nossa pele e cabelo. A skincare ganha uma hidratação potencializada durante as temperaturas baixas e o mesmo acontece com as madeixas .


Para acabar de uma vez por todas com as dúvidas sobre como cuidar dos fios durante o inverno , batemos um papo com a dermatologista e especialista em estética e tricologia Haline Meneses.

A lavagem do cabelo

A alta temperatura do chuveiro causa danos aos fios, ressecando-os. Por isso, é preferível utilizar água morna para evitar a danificação. "Durante o frio, transpira-se menos e o couro cabeludo fica menos oleoso, permitindo que a frequência de lavagens diminua. Mas não existe padrão, deve-se lavar quando o cabelo ficar oleoso", explica a médica.

Potencialize a hidratação

A premissa do skincare com mais etapas hidratantes é valida também para as madeixas. Haline pontua que devido ao ressecamento provocado pela água quente e a redução da oleosidade, os fios precisam ter a hidratação reforçada.

Sendo assim, durante o inverno é essencial aumentar a frequência dos tratamentos hidratantes, usando produtos específicos para o seu tipo de cabelo e que proporcionem esse reforço.

Você viu?

O secador está liberado

"No frio, não tem como ficar com o cabelo molhado, né? E também não é saudável para o couro cabeludo ficar muito tempo úmido. Então, o ideal é secar com o secador, mas com alguns cuidados", pondera a tricologista.

Segundo a especialista, antes de começar a secar os fios, é preciso aplicar um protetor térmico. Após isso, mesmo com a proteção, é imprescindível manter uma distância mínima de 15 cm entre o secador e o couro cabeludo.

Ela fala ainda sobre um problema irreversível, o "bubble hair": "As altas temperaturas no cabelo úmido podem formar bolhas dentro da haste, um dano que não pode ser revertido".

Mantendo os cabelos saudáveis

A dermatologista relembra que no inverno os cuidados gerais devem ser mantidos com base nas variações da haste: lisa, ondulada ou crespa - cada uma delas possui sua rotina específica com produtos voltados às suas características.

Além disso, um ponto positivo da estação é que a umidade tende a diminuir, e, com isso os fios ficam mais alinhados, diminuindo o frizz.

O segredo para manter as madeixas saudáveis nessa época é simples: "quando se pensa em fios saudáveis, você tem que pensar em couro cabeludo saudável. Assim, mantenha-o sempre limpo, sem excesso de oleosidade e siga as dicas de lavagem, secagem e hidratação", finaliza a especialista.

Fonte: Haline Meneses, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), especialista em Estética e Tricologia e membro da Doctoralia .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!