Aprenda a fazer o skincare perfeito em apenas 10 minutos
Reprodução: Alto Astral
Aprenda a fazer o skincare perfeito em apenas 10 minutos

Um dos maiores impedimentos na hora de cuidar da pele é a falta de tempo. Com a chegada da onda de skincare e cada vez mais passos sendo adicionados à rotina, parece que manter esses cuidados diariamente demanda bem mais do que alguns minutinhos.

No entanto, nem sempre essa demora deve ser considerada obrigatória. Realizar mais etapas e dedicar um período maior do dia à pele não significa resultados melhores do que os obtidos em hábitos mais práticos e rápidos.

Sendo assim, para desmistificar essa questão, conversamos com profissionais que garantem: é possível fazer uma rotina de skincare funcional e eficaz em poucos minutos!

"Para ter uma ideia do que é realmente primordial, devemos considerar que a nossa pele precisa diariamente de proteção, higienização e hidratação. E dentro desses três estágios, muitos benefícios podem ser conquistados para uma derme mais bonita", destaca Letícia Bortolini, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A médica recomenda ainda cosméticos multifuncionais, de modo a obter vários benefícios em menor de tempo, aplicando um só produto. Um exemplo são protetores solares que também possuem funções hidratantes, englobando dois dos principais passos em apenas uma aplicação.

Então, ligue o cronômetro e entenda como cuidar da pele diariamente em menos de 10 minutos!

Cuidados essenciais pela manhã: limpar, proteger e hidratar.

Limpando em dois minutos

Sabia que em apenas dois minutos você pode realizar a limpeza correta da pele? "Lave-a com movimentos circulares, usando as pontas dos dedos e massageando bem todas as áreas, principalmente a região da zona T, por ser é a mais oleosa. Após deixar o produto agir por 1 minuto, enxágue", ensina a dermatologista.

Na hora de escolher o limpador, Bortolini orienta a considerar o tipo de pele. Assim, é normalmente indicado a emulsão de limpeza com extratos calmantes para peles secas e o sabonete líquido com ácido salicílico para as oleosas.

Para o farmacêutico Maurizio Pupo, recorrer às fórmulas suaves é sempre a melhor opção para essa etapa. "Quanto mais abrasivo for o produto de limpeza, mais ele vai retirar a sujidade e a barreira protetora do estrato córneo, fazendo com que a pele fique desidratada", alerta.

Reserve apenas três minutos para a hidratação

Talvez você suponha que três minutos é tempo demais para apenas espalhar um creme pelo rosto, mas poderá ser suficiente quando aliamos hidratação e efeito antienvelhecimento .

"Os séruns podem ser aplicados antes e, por terem ativos concentrados, trazem uma série de benefícios. Os antioxidantes, por exemplo, são defensores na nossa pele: neutralizam radicais livres causadores das rugas, estimulam a produção de colágeno e são clareadores de manchas", ressalta Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética.

Ela indica ainda que o uso seja antes da proteção solar para potencializar essa defesa e relembra a importância de ficar de olho nas texturas dos produtos: "peles mais secas se beneficiam de cremes ricos em óleo, enquanto as mais oleosas devem investir em gel e loções oil-free", diz a médica.

Dedique um minuto para a área dos olhos

Essa região é uma das mais sensíveis do corpo e merece um tratamento especial, o qual prevenirá a formação de linhas e sulcos. Deste modo, Padovan orienta a usar fórmulas suaves, mas concentradas em ativos que garantem firmeza e elasticidade à pele.

Proteja a pele em apenas três minutos

Após o hidratante secar por completo, comece a etapa de proteção - passo indispensável para a saúde da pele. Além disso, o efeito protetor não é instantâneo, portanto, não se exponha diretamente ao sol logo depois da aplicação.

"O fotoprotetor deve ser aplicado, de preferência, 30 minutos antes de sair de casa e sofrer a exposição direta. Tome cuidado com a aplicação, respeitando a quantidade de produto, semelhante a uma colherzinha de café cheia para o rosto. A camada de protetor deve ser generosa para cobrir toda a área facial", pondera Padovan.

Por sua vez, consultora executiva em Estética e Inovação Cosmética Isabel Piatti, alerta para o nível de proteção presente nos produtos disponíveis no mercado. Segundo ela, para estar realmente protegido, precisamos contar com três esferas protetivas: a química, a física e a biológica.

No entanto, a profissional recorda que os protetores mais comuns apresentam apenas uma delas, a qual pode ser afetada pelo suor, por exemplo. Portanto, atente-se à composição do fotoprotetor!

Agora que você já fez as três etapas diurnas essenciais, poderá dar início à maquiagem, se desejar, quando todos os produtos forem absorvidos, evitando o aspecto melado no rosto.

Cuidados essenciais à noite: limpar, hidratar e tratar.

No fim do dia, Bortolini explica que os cuidados diurnos devem ser repetidos, excluindo a proteção solar. "É importante sentir a pele limpa, sem resquícios de produtos. É possível usar também, uma vez por semana, um esfoliante que garante uma textura mais suave e facilita a absorção dos ativos de tratamento", complementa.

Depois, gaste alguns minutos na hidratação, adicionando também fórmulas recomendadas pelo dermatologista – e que farão a sua rotina mais eficaz. “Elas podem contar com o retinol, substâncias clareadoras, renovadoras, estimuladoras de colágeno e antioxidantes para máximo efeito anti-idade”, finaliza Bortolini, enquanto relembrar ser imprescindível a consulta com o médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Fontes: Letícia Bortolini , dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica; Roberta Padovan , médica pós-graduada em dermatologia e especialista em medicina estética e dermatologia pela INCISA; Maurizio Pupo , farmacêutico, pesquisador e consultor em cosmetologia; e Isabel Luiza Piatti , consultora executiva em estética e inovação cosmética e especialista em estética e cosmetologia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!