Alto Astral

5 cuidados essenciais com os cabelos durante o treino
Reprodução: Alto Astral
5 cuidados essenciais com os cabelos durante o treino

Agora na pandemia, as atividades físicas estão sendo fundamentais para promover um bem-estar maior no corpo , sendo o caminho eficaz para evitar o sedentarismo nesse isolamento. Além disso, os exercícios caseiros ganharam uma perspectiva ainda maior nesse período, já que por conta da quarentena e do lockdown, as pessoas não puderam frequentar a academia e se exercitarem ao ar livre.

Ainda assim, ao praticar atividades físicas, muita gente esquece de prestar atenção na saúde dos cabelos, e esse hábito corriqueiro pode acarretar diversos problemas tanto no couro cabeludo quanto na própria fibra capilar.

Segundo a tricologista Viviane Coutinho, a prática de exercícios é benéfica para o corpo, porém, é necessário sim um cuidado a mais com a saúde capilar. “Os nossos cabelos, por vezes, sofrem com o mau gerenciamento de limpeza, hidratação , proteção, entre outros aspectos”, afirma a profissional.

Sendo assim, aprenda 5 truques que vão te ajudar na hora de cuidar dos fios e do couro cabeludo ao fazer exercícios!

Prenda as madeixas sem tensioná-las

Antes de começar as atividades físicas, prenda os cabelos em rabos de cavalo e coques, mas sem tensionar os fios. “Além de facilitar a própria prática da malhação, também é uma opção mais segura, pois com os cabelos presos, não há o risco das mechas se enroscarem nos equipamentos de ginástica”, comenta Coutinho.

Evitar a tração dos fios é importante para a saúde capilar, logo, a tricologista não recomenda penteados muito repuxados. “Pode surgir a alopecia, uma formação de falhas no couro cabeludo, principalmente na região das têmporas, da franja , nuca e também atrás das orelhas", explica.

Viviane também aconselha escolher um prendedor que não machuque a fibra capilar. "Prenda o cabelo de forma mais frouxa, para que não danifique os fios”, recomenda.

Aplique produtos com proteção

Ao praticar treinos na água , é essencial aplicar produtos que protejam os fios de possíveis danos. “Escolha um leave-in que tenha proteção, por exemplo, e finalizadores, e máscaras que cuidam do cabelo quando ele entra em contato com cloro e água salgada”, pontua.

A proteção desses produtos sela os fios e reflete os raios do sol, impedindo que a luz extraia a umidade natural do cabelo.

Você viu?

Use chapéus e bonés

Se você ficar exposta ao sol, também é necessário usar um chapéu durante os exercícios. “Atualmente, já temos opções de chapéus e bonés próprios para atividades físicas, que apresentam uma ventilação melhor no couro cabeludo. Vale a pena investir”, garante a tricologista.

Higienize o couro cabeludo

Segundo Viviane, o ideal é higienizar o couro cabeludo depois de cada treino – e isso vale para quem malha diariamente. “Muitos pacientes me perguntam se basta secar o cabelo com secador para tirar o suor e, na sequência, ir trabalhar, por exemplo. Mas não é a opção mais indicada", comenta.

Quando o suor se acumula no couro cabeludo, dificulta a transpiração e ocasiona acúmulo de sujeira e produtos.

Mantenha um cronograma capilar de tratamentos

Quem faz exercícios todos os dias, e, por consequência, lava os fios diariamente, pode sentir que as madeixas ficam ressecadas. Porém, o problema não é o aparente excesso de limpeza.

Segundo a profissional, o motivo é o mau gerenciamento dos cosméticos da rotina capilar. “Escolhendo os produtos corretos, você devolve nutrientes importantes, o que ajuda muito na qualidade do seu fio", diz.

Manter um cronograma específico, respeitando todas as necessidades do cabelo, também é essencial para um resultado positivo. "Não deixe de malhar, apenas aprenda a administrar os cuidados capilares com a atividade física”, finaliza Coutinho.

Consultoria: Viviane Coutinho, tricologista.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários