5 dicas para inserir novos hábitos na rotina em apenas 21 dias!
Reprodução: Alto Astral
5 dicas para inserir novos hábitos na rotina em apenas 21 dias!

Desde o ano passado, as pessoas têm optado cada vez mais por praticar exercícios físicos online e em casa. Afinal, com a pandemia , frequentar academias ou centros esportivos deixou de ser opção. Tal cenário, em que práticas online ou ao ar livre passaram a ganhar força, é comprovado por dados do Google já que as buscas por "exercícios em casa" cresceram duas vezes na plataforma entre março e novembro de 2020.

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela pela Sport Track, consultoria voltada para o mercado esportivo, 39% das pessoas entrevistadas declararam ter começado a praticar algum novo esporte desde o início da pandemia, especialmente caminhada (23%), corrida (18%) e ciclismo (10%). O estudo também indica que entre 2018 e 2020 a porcentagem de pessoas que declararam praticar algum esporte cresceu 11%. Mas, verdade seja dita: manter o ritmo e constância segue sendo um dilema para quem busca uma rotina mais saudável e de autocuidado.

Com base na dificuldade, que não é de hoje, enfrentada por muitas pessoas na hora de inserir novos hábitos no dia a dia, Maxwell Maltz, cirurgião plástico estadunidense, desenvolveu, nos anos 1960, a chamada teoria dos 21 dias. Através do acompanhamento de pacientes, o estudo do médico mostrou que quando uma atividade é realizada por 21 dias ininterruptos, sua execução passa a ser automática ou, pelo menos, mais fácil.

Dessa forma, com a ajuda de Nara Prado, ex-jogadora de handebol da Seleção Brasileira e idealizadora do Nara Prado Team, separamos 5 sugestões de atividades fáceis e que podem contribuir para manter a constância na hora da criação de um hábito saudável.

Nara Prado
Divulgação/ Nara Prado

Anotações

Coloque no papel o que deseja mudar em sua rotina. Escrever pode te auxiliar e servir como um lembrete dos motivos que levaram você a fazer atividades físicas ou mudanças na alimentação , por exemplo. Além disso, as anotações também podem deixar as ideias mais claras e objetivas.

Metas

Utilizar pequenas, médias e grandes metas pode contribuir para a não frustração no meio dos 21 dias. As metas desenvolvem o foco e a disciplina sobre determinada ação e, quando são seguidas, há maior chance do êxito do planejado. Além disso, vale uma classificação de peso e importância, pois assim é possível criar objetivos que podem ser alcançados e que gerarão prazer. Com isso, a tendência é atingir metas novas e cada vez maiores.

Premiação

Ao concluir as metas, as premiações são um excelente truque para se ter na manga. Isso porque elas trazem estímulos para, em desafios futuros, alcançar objetivos e inspirar novos planos. A premiação pode ser algo simples, mas prazeroso e gratificante para a pessoa.

Planejamento

Planejar a rotina para a inserção de uma nova atividade e passar a fazer um acompanhamento diário do que foi planejado pode se tornar um hábito em conjunto com a programação. Além disso, ter uma visão geral do que se propôs a fazer pode auxiliar na execução ao longo do processo.

Companhia

Convidar algum(a) amigo(a) para participar dos desafios e acompanhar você na rotina de exercícios diários serve como um incentivo à mudança para adquirir novos hábitos que auxiliarão na saúde e bem-estar . Isso porque toda vez que você marca um compromisso com mais uma pessoa, as chances de cumpri-lo são maiores.

Consultoria: Nara Prado, ex-jogadora de handebol da Seleção Brasileira, especialista em educação física, personal trainer e idealizadora do Nara Prado Team - plataforma que nasceu no final de 2020, em um formato online, para oferecer treinos diários para o público que busca a melhora da qualidade de vida, saúde e bem-estar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!