Há alguns anos, a única forma de correção para o dente era através dos aparelhos metálicos com borracha. Além de não oferecerem tanto conforto, seu uso era sempre notado. Com o avanço dos métodos odontológicos, no entanto, vimos outras alternativas surgindo ao longo dos anos.
A mais moderna é o alinhador transparente, que visa desempenhar o mesmo papel do antigo aparelho: alinhar e corrigir os dentes. Essa técnica, além de ser confortável para o paciente, é completamente discreta, pois o material é incolor, o que justifica a sua fama de invisível.
O produto tornou-se conhecido conforme diversas celebridades e influenciados foram tornando-se adeptos e divulgando-o. Assim, muitas pessoas passaram a pesquisar mais sobre a técnica, de modo a esclarecer dúvidas sobre o uso.
Hoje, mostraremos 3 mitos e 3 verdades mais buscados dos alinhadores transparentes, com a consultoria do ortodontista Djalma Faria. Confira!
Os alinhadores transparentes são uteis apenas para casos simples - MITO!
O profissional explica que o uso é indicado para casos mais complexos também, pois o produto possui tecnologia para diversos níveis de correção dentária.
Pode comer qualquer alimento durante o tratamento com o alinhador - VERDADE!
"Os alinhadores transparentes afastam a necessidade de restrições alimentares, pois há a possibilidade de retira-lo para se alimentar, não tendo os impasses impostos por um aparelho fixo.", esclarece o especialista.
Os alinhadores causam machucados nas gengivas - MITO!
Você viu?
Graças a uma tecnologia presente nele, o molde é feito totalmente conforme a boca do paciente, garantindo um encaixe perfeito. Assim, não há como ficar desajustado nem machucar, segundo Djalma.
Utilizar alinhador transparente facilita a higiene bucal - VERDADE!
"O fato deles serem removíveis facilita o processo de limpeza, pois não há empecilhos para a escovação ou fio dental.'', pontua.
O uso é indicado apenas para adultos - MITO!
De acordo com o ortodontista, crianças e adolescentes também podem usá-lo. Porém, é indicado apenas a partir dos seis anos, quando, normalmente, ocorre a troca dos dentes de leite para os permanentes.
É preciso utilizar contenção após o tratamento - VERDADE!
"É extremamente necessário para a manutenção do resultado e, com isso, evitando que os dentes se movam.", ele conclui.