Cuide de seus pés: saiba como tratar calosidades e micoses
Reprodução: Alto Astral
Cuide de seus pés: saiba como tratar calosidades e micoses

O desejo de muita gente é usar aquele sapato aberto que deixa a mostra todo o , mas por motivo de constrangimento, optar pelos calçados fechados parece ser a única saída plausível para não mostrar os pés mal cuidados. É preciso lembrar que cuidados com essa área é tão importante quanto skincare, por exemplo.

A dermatologista Dra. Regislaine Miquelin explica que existem práticas baratas e simples de serem feitas em casa que são suficientes para deixar os pés livres de calosidades e micoses. Desta forma, ela esclarece que para evitar manter a pele da área ressecada, é necessário manter a hidratação do local em dia.

“Pele ressecada e calos acontecem pela falta de hidratação. As rachaduras nada mais são do que consequências desse processo, que ocorre com a pressão e o peso do corpo exercidos sobre os pés em atividades cotidianas, como uma simples caminhada”, destaca a médica.

Entretanto, aplicar hidratantes nos pés regularmente e outros hábitos corriqueiros também não devem ser aplicados. “Andar descalço ou com salto alto por longos períodos, usar muitos sapatos abertos, tomar banhos muito quentes e estar acima do peso são situações que tendem a estimular o aparecimento de calos e rachaduras", afirma.

Shutterstock

Outro vilão para os pés é lixá-los em excesso supondo que está revertendo a situação, sendo que só está agravando. A médica alerta que o corpo entende os efeitos da lixa como algo agressivo, estimulando uma produção mais intensa e espessa de pele para compensar o lixamento, o que gera exatamente o efeito contrário.

Em relação à micose, elas surgem porque tanto o calor quanto a umidade favorecem o surgimento dessas infecções causadas pelos fungos. "O excesso de transpiração e o contato frequente com a água favorece a proliferação desses microorganismos”, explica a dermatologista Bomi Hong.

Para prevenir e deixar esses problemas de lado, a médica comenta algumas dicas para evitar ao máximo as micoses. Confira:

  • Utilizar chinelos na hora de tomar banho
  • Não compartilhar toalhas, chinelos, cortador de unhas já que micose é contagioso
  • Sempre manter os pés secos após entrar na piscina ou no mar
  • Optar por calçados abertos durante a estação mais quente do ano - se calçado fechado usar meia, de preferência de algodão para absorver a umidade
  • Alternar o calçado e deixar ventilando o calçado do dia anterior.

Consultoria: Dra. Bomi Hong e Dra. Regislaine Souza Miquelin.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!