Alto Astral

Horta em casa: saiba como cuidar adequadamente de suas hortaliças
Reprodução: Alto Astral
Horta em casa: saiba como cuidar adequadamente de suas hortaliças

Adquirir uma hortinha em casa  é o sonho de várias 'mães' de planta, mas difícil mesmo é manter a área verde saudável e cheia de vida. Além de possuir ingredientes frescos disponíveis para consumo, conectar-se com a natureza ajuda a manter hábitos mais saudáveis na alimentação do dia a dia.

Como as dúvidas são inúmeras, ter a informação certa faz toda a diferença. Inicie sua horta com o pé direito com essas dicas maravilhosas.


Escolha o local ideal

É sempre importante considerar a quantidade de sol disponível no local. Escolha um local que receba luz solar ao menos 4 horas diárias, pois é através da energia dos raios de sol que as suas plantas terão um bom desenvolvimento.

Se for fazer a horta direto na terra, opte por solos de textura mais leve e com boa drenagem para o desenvolvimento das raízes. Caso for utilizar vasos, é importante escolher substratos que apresentem essas mesmas características.

No início, opte por hortaliças fáceis de cuidar

Para as iniciantes, começar com cultivos mais rústicos, que requerem poucos cuidados, podem trazer bons resultados em poucas semanas. As hortaliças de ciclo curto como rabanete, rúcula, alface, salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, são ótimas para as iniciantes. O plantio dessas variedades podem ser feitas o ano todo, sendo possível plantar diversas vezes em qualquer temporada.

Ofereça nutrientes importantes

De forma generalizada, as plantas se "alimentam" através das raízes, portanto, fornecer os nutrientes de modo que entrem em contato com seu sistema é essencial. Essa "alimentação" pode ser feita através de misturas no substrato antes do plantio e também depois da planta já estabelecida.

Você viu?

Adubos ajudam muito e existem diversas apresentações deles, como os sólidos, que são granulados, farelados ou em pó. Também existe em líquidos, que misturando com água, pode ser pulverizados nas folhas através de borrifadores. Na prática, ler os rótulos dos adubos é essencial para saber qual é a ideal para sua planta. Entretanto, atenção: evite aplicar além da dose recomendada para não salinizar o solo nem queimar as plantas.

Saiba identificar se a sua hortaliça está doente

No geral, as doenças mais comuns são causadas por fungos, bactérias e vírus de plantas. Na horta, para identificar que uma planta está doente, observe se ela está diferente das outras, talvez mais amarelada, com folhas retorcidas e murchas. Após observar o estado da folha, verifique se há sinais de esporulação de fungos, que são uma espécie de "pó" branco nas partes de cima ou debaixo das folhas.

Se estiver doente, trate imediatamente

Em caso de aparecimento dos primeiros sintomas de doenças, usar algum mecanismo de controle, de preferência natural ou biológico. Outra opção efetiva é utilizar extratos vegetais ou óleos essenciais para controle.

Utilizar organismos antagônicos como Trichoderma ou simbiontes como Micorrizas, que são encontrados em lojas de decoração para jardim, também são ótimos para curar as plantas.

Lembre-se de ser persistente e não desista se uma planta ficar doente ou morrer! Isso faz parte do aprendizado e é inevitável acontecer isso no início de suas práticas com jardinagem.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários