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Aprenda técnicas de respiração para ajudar no controle da ansiedade
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Aprenda técnicas de respiração para ajudar no controle da ansiedade

O ato de respirar é involuntário para todos os seres vivos, mas só os humanos conseguem prestar atenção e controlar a entrada e saída do ar dos pulmões. Essa experiência é fundamental para acalmar os nervos e deixar o corpo mais relaxado . O segredo é respirar com consciência e manter a calma para alcançar os resultados necessários.

Lembre-se que ninguém consegue ter uma respiração consciente sem treino diário, por isso, é necessário foco e esforço para manter a prática em dia .

Para a ansiedade, o ideal é ter em mente que todo e qualquer exercício de relaxamento e meditação começa prestando atenção na respiração, independentemente do tipo de relaxamento. É necessário também trazer algo para agradecer e sentir seu coração cheio de gratidão enquanto se exercita.

"A respiração é reflexo de nossas emoções. Se levamos um susto, a respiração acelera. Se estamos com raiva, a respiração é alta. Trabalhar a respiração consciente te traz maior controle das emoções, e para melhores resultados, é preciso ser praticado diariamente", esclarece a Andrea Ribeiro Gomes, criadora do Método Respirar e Relaxar.

Além disso, a especialista explica como é possível evoluir na respiração a ponto de identificar o porquê dos sentimentos surgirem na mente. "A cabeça é como um bando de macacos pulando de assunto em assunto. Você não consegue se livrar dos macacos, mas é possível sair da cena e observá-los de longe. O objetivo de respirar com mais calma é perceber o porquê do nervosismo, e então, conversar consigo mesmo na busca de como ser feliz como aquele ser humano equilibrado que você merece ser", explica.

Para além da saúde mental, exercícios de respiração consciente diários são excelentes para a saúde física, visto que elas fortalecem os pulmões. Aulas de natação, aulas de canto, yoga , pilates e tudo que trabalhe o movimento corporal sincronizado ao movimento respiratório, ajuda a garantir uma saúde melhor.

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"Em casa, você pode dançar e cantar, o que aumenta sua adrenalina e nível de felicidade. Se tem crianças , fazer bolinhas de sabão também são um ótimo exercício de controle de saída do ar", clarifica Andrea.

A noite, a especialista recomenda exercícios guiados de respiração, com músicas tranquilas e sempre com a expiração mais longa que a inspiração para acalmar e relaxar.

Ela também recomenda outro exercício simples para se fazer para relaxar. Primeiro, desligue-se do celular ou computador meia hora antes de dormir. Tome um banho , deite-se de barriga para cima em sua cama e espreguice-se com vontade. Ajeite a coluna e coloque os braços ao longo do corpo, com as pernas descruzadas e pés relaxados.

Ao fazer o exercício , lembre-se de algo feliz do seu dia que você gostaria de agradecer e, com um leve sorriso no rosto, inspire em 4 segundos, segure o ar 4 segundos e expire em 8 segundos. Faça 10 vezes e relaxe.

Consultoria: Andrea Ribeiro Gomes, criadora do Método Respirar e Relaxar.

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