Confira qual o chocolate ideal para quem prioriza a saúde
Reprodução: Alto Astral
Confira qual o chocolate ideal para quem prioriza a saúde

Com a Páscoa chegando, é quase impossível resistir ao chocolate. Não podemos negar que o doce faz a alegria tanto da garotada, como dos mais velhos. Entretanto, para quem pensa que a guloseima é a vilã nesta época do ano, está muito enganada. O chocolate pode entrar como aliado da saúde e na dieta.

A médica especialista em emagrecimento Dra. Ana Luisa Vilela, médica nutróloga, conta que para cada idade, necessidade e patologia, cabe uma versão da guloseima.

No caso dos diabéticos, eles devem evitar os bombons recheados. "Esse tipo de doce podem ter mais gordura, na composição, mas não podem conter açúcar".

Já para as atletas, que visam ganhar mais massa muscular, podem consumir o chocolate com alta concentração de proteína como aquelas barras de proteína cobertas com chocolate.

Para quem tem anemia: a alta concentração com o cacau acima de 70% é uma boa opção.

É compulsiva pelo doce, mas pensa em emagrecer? Você deve optar por versões de, no mínimo 80% de cacau. "O mecanismo de aumento da sensação de saciedade promovida na ingestão do alto teor de cacau do chocolate amargo, pode sim ajudar a emagrecer", comenta a médica.

Ela explica que algumas substâncias do cacau , como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, agem no cérebro fechando os receptores que necessitam de doce. "Assim, quando o desejo de açúcar diminui, fica bem mais fácil controlar os ponteiros balança", fala a especialista.

As crianças podem experimentar de todas as versões, mas sempre preferir os sem recheios.

Para os adultos, a médica ainda lembra: "O ideal para um adulto é comer 30g de chocolate por dia, o que é equivalente a dois tabletes e cuidado: ingerir uma grande quantidade de chocolate de uma vez só pode ser perigoso já que as gorduras saturadas do leite e a vegetal hidrogenada aumentam muito o risco de obesidade".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!