Alto Astral

É possível cultivar a felicidade até em tempos de pandemia
Reprodução: Alto Astral
É possível cultivar a felicidade até em tempos de pandemia

Com o aumento diário de casos da pandemia do coronavírus, a falta de vacinas para toda a população brasileira e o colapso no sistema de saúde, cultivar e manter pensamentos felizes, para o bem da saúde mental , é cada vez mais difícil.

De acordo com a psicóloga Paola Dias, além dos bons pensamentos, também é importante acolher as emoções negativas e os pensamentos relacionados a elas, porque todos eles fazem parte da natureza humana.

Paola explica que cada pessoa sente e pensa de uma forma singular e essas diferenças têm a ver com a história de vida do indivíduo, que é única. Por essa razão, para preservar a saúde mental neste momento é fundamental acolher e respeitar a trajetória que você tem trilhado até então.

"Independente do que te aconteceu, é possível você construir a sua autoestima e se responsabilizar pela sua felicidade hoje. Chegar até aqui é sinal de força e também de que talvez você teve suporte e ajuda de alguém, é preciso reconhecer isso", afirma a psicóloga.

Você viu?

Mesmo que a situação do país esteja conturbada, ela recomenda que ao final do dia você faça um balanço do que aconteceu na sua vida. "Pode ter acontecido algo ruim, mas um dia ruim nunca é só um dia ruim. O que ocorreu de positivo hoje que, talvez por ser algo tão pequeno, você não identificou?", diz a profissional. Perguntas como esta podem ajudar a perceber que na maioria das vezes focamos mais no lado negativo e esquecemos de ver as coisas boas que acontecem diariamente.

Paola ressalta que a felicidade é construída através do desenvolvimento da inteligência emocional, do autoconhecimento e identificando as alegrias nas pequenas coisas. Dessa maneira é possível, então, cultivar pensamentos mais felizes que ajudam a impedir o desenvolvimento de ansiedade ou depressão, por exemplo.

A felicidade, de acordo com a especialista, está no percurso da vida e não no ponto de chegada do objetivo que queremos alcançar. Portanto, a felicidade é aquilo que você colhe durante o caminho, por meio das suas vivências e experiências. "Aproveite a sua companhia e a das pessoas queridas. Curta os momentos, assim você terá ferramentas para construir as memórias para o seu amanhã", finaliza.

Consultoria: Psicóloga Paola Dias. Instagram: @psipaoladias

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários