Coelho como pet para seu filho? Saiba os cuidados necessários do animal
Reprodução: Alto Astral
Coelho como pet para seu filho? Saiba os cuidados necessários do animal

Na Páscoa, é comum vermos pessoas presenteando crianças com coelhinhos de verdade. Mas, será que esses animais podem ser bons pets? Eles são animais domésticos, que vivem em média de 8 anos, de temperamento tranquilo, dóceis, carinhosos e que adoraram um colo e uma brincadeira. Por isso, são tão amados por todos e ainda mais pelos baixinhos.

Alimentação

Entretanto, é necessário apenas conhecer seus hábitos alimentares para prevenir problemas, já que os coelhos são animais herbívoros. Por isso, além da ração própria para espécie, eles devem comer verduras verde escuras, como couve e almeirão, ao menos, três vezes por semana. Também necessitam de fibras mais fortes, para estimular o trato digestivo, como talos de cenoura e feno de capim.

Coelhos possuem hábitos alimentares noturnos, e, devido a isso é aconselhável oferecer ração, verduras e legumes durante o dia. Já na parte da noite, deixar sempre feno à disposição, além de água fresca. As frutas podem ser oferecidas como petisco.

Dentes

Os peludos possuem também a particularidade do crescimento contínuo dos dentes incisivos superiores, e, por este motivo necessitam desgastar estes dentes. Para isto, é necessário oferecer-lhes galhos de árvores frutíferas, como, por exemplo, goiabeira e acerola, para roerem e fazerem o desgaste dos dentes, ou um pedaço de madeira “in natura”.

Habitat

Por este motivo, deve-se sempre cuidar para que não estraguem os móveis da casa, ou, os fios dos utensílios domésticos. Neste sentido, muitas vezes é aconselhável mantê-los num cercadinho (3m x 2m x 2m) durante a parte do dia em que não estarão sob supervisão. Nunca se deve manter um coelho preso em uma gaiola por tempo integral!

Higiene

Eles devem ser escovados com frequência para manter a pelagem saudável, sem nós, e, sem a presença de parasitas. O ato de escová-los também é uma terapia para seu cuidador. Estes animais gostam de se auto-higienizar, e, devido a este fato, o banho não deve ser uma preocupação.

As instalações destes pets devem estar sempre limpas e desinfetadas, e, sempre que possível o pet deve ter acesso aos banhos de sol, e, a atividades ao ar livre, como cavar buracos, pois esta é uma atividade inerente a esta espécie.
Consultas ao veterinário devem ser frequentes, para obter orientação quanto à criação, e, para prevenção de doenças.

Convívio com as crianças

Os coelhos são ainda uma espécie animal muito utilizada para a Terapia Animal Assistida (TAA), por ser um animal de fácil criação, de porte pequeno, e de fácil manutenção. São utilizados para interagir com crianças e pessoas hiperativas, pois sua docilidade e tranquilidade, fazem com que a criança desenvolva o foco na atividade que está realizando com o animal. Além de serem animais silenciosos e possíveis de se criar em ambientes mais reservados.

Se você tem a possibilidade de ter estes cuidados com o bichinho, então você pode ter um coelho como pet.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!