Queda de cabelo pós Covid: entenda o motivo e conheça os tratamentos
Reprodução: Alto Astral
Queda de cabelo pós Covid: entenda o motivo e conheça os tratamentos

Tem sido recorrente o relato de muitas pessoas que contraíram Covid-19 e sentiram uma brusca queda de cabelo depois de se recuperarem da doença. Caso você tenha contraído o vírus, fique atenta a essa possível consequência.

Segundo o médico dermatologista, Dr. Breno Marques, sobretudo quando a paciente tem sintomas severos do Covid-19 como febre, mal-estar geral, acometimento pulmonar , trombose, pode desencadear uma queda de cabelo aguda, chamada de eflúvio telógeno. "Neste caso, podem cair até 2000-3000 fios 20 dias após", comenta o especialista.

A queda de cabelo geralmente ocorre 2-3 meses após evento desencadeante, um gatilho, que pode ser uma doença forte, anestesia geral, após o parto, suspensão de anticoncepcional, perda de peso rápida, entre outros. A Covid tem efeitos inflamatórios intensos, por isso, causa uma queda mais intensa e precoce. O problema pode durar por meses, dependo do caso.

Além disso, a ansiedade, noites mal dormidas, preocupações econômicas e até mesmo perda de entes queridos podem gerar estresse, que está associado ao quadro. Também estão relacionadas, doenças sistêmicas, disfunções tireoidianas, Lúpus, Sífilis; medicamentos, como estabilizadores do humor, anticoagulantes orais, retinoides sistêmicos, anticonvulsivantes; dietas restritivas; deficiência de vitaminas e minerais, como Vitamina D e Ferro.

Para o tratamento e cuidado adequado, é necessário afastar as doenças relacionadas, deficiências vitamínicas e iniciar os procedimentos. "Em muitos casos não se encontra o gatilho e, mesmo assim, tratamos com vitaminas e medicamentos via oral, microinfusão de medicamento (MMP®️), laser capilar, além de tônicos e shampoos adequados", explica o profissional.

É recomendado que, caso note alguma alteração ou tenha alguma suspeita de queda de cabelo anormal, procure um médico especialista adequado para tratar do caso.

Consultoria: Dr. Breno Marques, médico dermatogista, especialista em transplante capilar e doenças do cabelo e couro cabeludo, membro da Sociedade de Dermatologia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!