5 dicas eficazes para amenizar os efeitos causados pela acne
Reprodução: Alto Astral
5 dicas eficazes para amenizar os efeitos causados pela acne

Algumas pessoas passaram a adolescência lutando contra a acne, essa pequena lesão que provoca o aumento da produção de sebo vinda das glândulas sebáceas, deixando os poros obstruídos, e contribuindo para proliferação de bactérias e micro-organismos.

Segundo Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a acne é frequente e atinge cerca de 80% dos jovens, justamente pelo fortalecimento tanto dos hormônios femininos quanto os masculinos neste ciclo. Ela é o principal responsável pelas alterações causadas na pele, como o aumento de oleosidade, gerando espinhas e cravos espalhados por todo rosto.

Entretanto, não é somente nesta fase da vida que a acne pode invadir a pele, para evitar o aumento das manchas e lesões, principalmente agora com o uso intenso da máscara de proteção, confira algumas dicas para diminuir os efeitos que a condição causa na pele.

Alimente-se bem!

Ficar longe das frituras e guloseimas pode ser um desafio, mas para que o quadro não evolua e se agrave, o excesso de oleosidade e açúcar no organismo devem ser evitados, principalmente se consumidos excessivamente. Dessa forma, pode aumentar a proliferação de bactérias causando mais inflamação e manchas na área afetada. Alimentos naturais são uma boa pedida para uma pele menos acneica.

Nutrientes são necessários

Caso você não esteja obtendo todos os nutrientes que o corpo precisa, existem suplementos alimentares que auxiliam e potencializam o tratamento da acne, que contém ativos como zinco, vitamina E, vitamina B e vitamina C.

Tire as mãos daí!

Além de formar cicatrizes pelo rosto , espremer a acne acaba forçando o pus sair, machucando a pele e deixando a área exposta para entrada de novas bactérias. Para diminuir o inchaço e marcas da região, faça uma compressa de água quente e deixe agir na área afetada até que saia de forma natural ou, aplique gelo na área por cerca de 10 minutos.

Mantenha a área acneica limpa

Lave a região com acne duas vezes ao dia com o sabonete recomendado pelo seu dermatologista. Isso ajuda a diminuir a proliferação de fungos, bactérias entre outros micro-organismos.

Beba bastante água

Água é uma grande aliada para a desintoxicação da pele. Ela quem garante uma melhora na aparência e sustentação das fibras de colágeno, que precisam do H2O para funcionar apropriadamente.

Consultoria: Natália Ribeiro, dermatofuncional e fundadora da Mais Top Estética.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!