Em busca dos lábios da moda, as pessoas estão cada vez mais adeptas aos procedimentos estéticos. Para as vaidosas, que mesmo em tempos de pandemia não deixam de lado a aparência, a boa notícia é que existem diversos meios capazes de alterar a região labial com o intuito de deixá-las mais atraentes.
Preenchimento labial
Esse é o mais conhecido entre os procedimentos estéticos. A aplicação de preenchedores injetáveis é uma ótima opção quando há desproporção entre os lábios, ou quando apresentam um tamanho reduzido.
O procedimento pode ser feito com ácido hialurônico, que contribui para a sustentação dos tecidos , ou com a própria gordura do paciente, utilizando uma técnica chamada de lipoenxertia.
Ele dura cerca de seis meses a um ano, e para prologar o efeito, hidratação e filtro solar ajudam.
Micropigmentação labial
O procedimento consiste na aplicação de pigmento nos lábios, com o intuito de melhorar o contorno a fim de deixá-lo mais desenhado, além de alterar o tom da pele labial. A micro pode corrigir pequenas assimetrias, assim como disfarçar sinais do envelhecimento.
A mudança é feita através de um aparelho chamado dermógrafo, que possui pequenas agulhas na extremidade.
Lifting labial
É um procedimento cirúrgico permanente para aumentar e deixar o lábio superior com a aparência mais cheia. O procedimento requer a remoção de um “pedaço de pele” embaixo do nariz. Não há motivo de preocupação com a cicatriz , pois ela fica escondida logo abaixo das vias respiratórias.
O lifting labial ou lip lift, basicamente, tem os mesmos benefícios que o preenchimento à base de ácido hialurônico, mas sem a necessidade de reaplicações.
Para quem tem a parte acima da boca até o nariz longa e com pouca exposição da arcada dentária, esse procedimento pode ser o mais adequado para melhores resultados.
Queitoplastia Redutora
Quando os lábios são excessivamente grandes, pode-se optar pela queiloplastia redutora, que consiste em uma cirurgia que visa diminuir para conquistar proporções equilibradas, mantendo a região mais simétrica.
A cirurgia é realizada com uma incisão na parte interna do lábio de onde é retirada uma faixa da mucosa. A cicatriz geralmente é imperceptível e fica na parte interna dos lábios.
Não há necessidade de internação para a cirurgia, mas é necessário o repouso de cinco dias antes do retorno às atividades rotineiras.
Toxina botulínica
A toxina tem o objetivo de evitar a contração muscular, provocando o relaxamento da região e reduzindo rugas e linhas de expressão provocadas pelo envelhecimento natural da pele ou pela ativação frequente da área.
O tratamento com toxina botulínica é rápido e quase não provoca dor. A aplicação é feita em consultório médico e leva cerca de 15 minutos.
Os resultados duram entre 4 e 6 meses, já que a paralisia muscular vai diminuindo de maneira progressiva. O ideal é que o paciente faça o tratamento de maneira preventiva, evitando esperar o surgimento de novas rugas para fazer uma nova aplicação.