Alto Astral

Dificuldade de respirar usando máscara? Alivie com a limpeza nasal!
Reprodução: Alto Astral
Dificuldade de respirar usando máscara? Alivie com a limpeza nasal!

Ter uma respiração de qualidade é essencial para um bom funcionamento das atividades vitais do organismo. Entretanto, a saúde nasal pode ser comprometida por uma série de fatores que atrapalham o funcionamento das vias respiratórias, que precisam estar bem úmidas e desobstruídas para cumprir sua função adequadamente.

Neste momento de pandemia, as máscaras faciais bloqueiam parte da nossa respiração. Mesmo usando com frequência o item que previne o coronavírus, você pode alcançar uma respiração melhor com a limpeza nasal.

Benefícios

Criar um hábito de higiene diária no nariz ajuda a remover as secreções, micróbios e alérgenos presentes na cavidade nasal. Esse costume é excelente para quem possui rinite e sinusite alérgica.

É indicado fazer a limpeza com soro fisiológico para uma hidratação e limpeza completa. O Dr. Allex Itar Ogawa aconselha fazer a lavagem nasal regularmente quando o tempo está muito seco, e principalmente no inverno .

A aplicação da solução deve ser feita mais de uma vez ao dia, mas sem exageros. "Podemos comparar a limpeza nasal com soro fisiológico com tomar banho e escovar os dentes . Então, assim como não adianta fazer a limpeza bucal e depois comer doces, também não adianta aplicar o soro fisiológico e exercer coisas que vão irritar seu nariz", explica o profissional.

Purificação da região

O doutor indica duas formas de executar: com spray e com a seringa. Com o spray, é indicado para quem fica horas do dia em contato com o ar condicionado, aquecedor ou ventilador, pois ele ajuda a manter a hidratação .

Você viu?

"É a forma mais efetiva para quando o paciente está com bastante secreção como catarro no nariz ou em uma crise de sinusite aguda", comenta o professor de medicina da PUCPR.

Pode-se usar uma seringa descartável como segunda forma de limpar a área, mas o paciente deve estar ciente que não pode fazer uma pressão muito agressiva. Neste caso, é interessante pedir orientação do médico antes de realizar o procedimento.

Allex deixa claro que a limpeza não substitui um tratamento ou remédio, dependendo grau do caso.

Contraindicações

Imagine o que acontece se você tomar dez banhos por dia? A pele vai ficar ressecada. Desta forma, o doutor recomenda que caso seu nariz não tenha nenhum sintoma, não é necessário fazer a limpeza nasal.

Em excesso, a purificação tira a camada muco protetora da região, podendo ficar ainda mais seco, e até mesmo sangrar ou inflamar. "Faça conforme a necessidade, nem mais, nem menos", afirma o médico.

Colaborador: Dr. Allex Itar Ogawa, professor e preceptor do curso de Medicina da PUCPR Campus Londrina; especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e médico Otorrinolaringologista do Hospital do Câncer de Londrina.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários