No verão, o uso de calçados abertos é essencial. Mas sabemos que nesta época do ano os pés possuem uma tendência a ficarem ressecados, com calos e bolhas. Desta forma, cuidar da região é um ato de cuidado consigo mesma, são eles que nos mantém de pé o dia todo, então, requerem uma atenção especial. E quem não quer ter os pés hidratados e sedosos?
Cuidados diários
Estabelecer uma rotina de procedimentos é essencial para deixar os pés perfeitos. Segundo Bárbara Carneiro, dermatologista e membro da Associação Brasileira de Medicina Estética (ABME), sempre devemos lavar bem os pés e secá-los cuidadosamente após o banho, evitando acumular umidade — que pode favorecer o desenvolvimento de doenças, como a micose.
Além disso, é bom evitar banhos longos e muito quentes, e passar muito tempo em piscinas , pois o cloro pode agravar a situação.
Esfoliação
Também é interessante fazer esfoliação toda semana, apostando em produtos que contenham ativos como manteiga de karité ou de amêndoas , para depois hidratar os pés.
Fique livre
Nossos pés ficam em sapatos fechados o dia todo. Quando puder, deixe-os descansos para respirar e não fique sempre com meias.
Hábitos alimentares
A médica sugere que você aumente a ingestão de água e diminua a de café e álcool, responsáveis por acelerar a desidratação do corpo.
Redobre a atenção
Nesta época do ano o ressecamento pode intensificar e ajudar a aparecer as temidas rachaduras . Portanto, a dica da dra. Bárbara é investir em produtos que podem hidratar bem a região. Para quem não gosta de usar cremes, o uso noturno, já na cama antes de dormir, é uma ótima opção.
Para quem gosta de truques, a especialista recomenda um truque: “Para potencializar os efeitos, cubra a área com um filme plástico e deixe o hidratante agir por alguns minutos se estiverem muito ressecados”.
Consultoria: Dra. Bárbara Carneiro, dermatologista / Texto: Daniela Orlandi e Beatryz Gaia