Edema linfático: entenda como a doença fez Faustão perder 24 kg
Reprodução: Alto Astral
Edema linfático: entenda como a doença fez Faustão perder 24 kg

Faustão perdeu 24 quilos após tratar um edema linfático que teve em uma das pernas. O apresentador, que deixará a Globo no fim deste ano, chocou os telespectadores no último programa ao passar por “sessões de desinchamento”.

“Estou com menos peso do que quando fiz a cirurgia bariátrica” , afirmou o apresentador ao Notícias da TV em janeiro. “Agora estou super-bem, zerado, fazendo ginástica” , comemorou Faustão, que baixou seu peso de 114 quilos para 90 quilos.

Edema linfático, ou linfedema, é quando o sistema linfático acumula líquidos por alguma insuficiência no organismo, causando o inchaço e até mesmo úlceras na região afetada.

“É causado por uma obstrução do sistema linfático” , explica o médico Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa, cirurgião vascular do Hospital Santa Catarina.

O médico comenta que normalmente a maioria dos tratamentos ocorre através de drenagem, que pretende estimular e facilitar a passagem da linfa pelo sistema circulatório. “Nos casos comuns usa-se fisioterapia com drenagem linfática constante e o uso de meias de compressão elástica, impedindo que esse membro, braço ou perna fiquem inchados” .

Com o tratamento, Dr. Carlos afirma que o paciente perde um grande volume de água. “Perde volume de linfa, então consequentemente perde peso .

Consultoria: Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa, cirurgião vascular do Hospital Santa Catarina / Texto: Baárbara Martinez

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!