Alto Astral

Dia Nacional da Mamografia: saiba mais sobre a importância do exame
Reprodução: Alto Astral
Dia Nacional da Mamografia: saiba mais sobre a importância do exame

Manter uma rotina de cuidados com a saúde é fundamental para a mulher, sobretudo as práticas preventivas. A mamografia é um exame crucial na prevenção do câncer de mama e, não à toa, que para lembrar da importância existe o Dia Nacional da Mamografia, no dia 5 de fevereiro.

Segundo o médico oncologista, dr. Angelo Bezerra, do Hospital Santa Catarina, as estatísticas mostram que as pacientes que fazem a detecção em sua forma mais precoce possuem chances de até 98% de cura.

O câncer de mama está muito intimamente ligado ao tempo, que é tudo para o diagnóstico e cura da doença” , afirma o profissional.

Como é o exame?

Utiliza as técnicas de raio x das mamas, que são posicionadas a fim de obter imagens que possam identificar até mínimas alterações no tecido, calcificações e nódulos suspeitos. Além disso, é importante ressaltar que o procedimento é complementar ao autoexame, sendo ambos necessários.

Muitas vezes as mulheres questionam sobre o desconforto do exame, porém, de acordo com o médico, sendo o procedimento realizado por um técnico profissional, essa sensação é amenizada.

Além disso, recomenda-se a realização da mamografia distante do período menstrual , quando os seios ficam mais sensíveis.

Você viu?

Quando adicionar o exame em sua rotina?

A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda o início do rastreamento a partir dos 40 anos de idade. Isso se dá porque o risco de desenvolver a doença é maior a partir dessa faixa etária.

Entretanto, há exceções quando a paciente tem parentes de primeiro grau que apresentaram casos de câncer de mama.

Falta de exames

O profissional comenta que com o advento da pandemia em 2020, observou-se um grande atraso nos diagnósticos. Por isso, aconselha que as mulheres conversem com seus médicos sobre a pertinência de realização do exame e, na detecção da menor alteração, seja encaminhada para a realização da mamografia o mais breve possível.

Consultoria: dr. Angelo Bezerra / Hospital Santa Catarina. Texto: Daniela Orlandi

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários