Cachorro bagunceiro: confira dicas de como educar seu pet
Reprodução: Alto Astral
Cachorro bagunceiro: confira dicas de como educar seu pet

Ter um animalzinho não é uma tarefa fácil, e as coisas podem ficar ainda mais complicadas caso ele seja um cachorro bagunceiro. Seja em casa ou apartamento, é importante saber como educar o pet para ele não fazer bagunça como não roer o sofá, não latir toda hora e fazer as necessidades no lugar certo.

O ideal é ensinar o seu bichinho desde filhotinho a como se comportar da maneira correta, no entanto, nem sempre isso possível. Mas saiba que, mesmo depois de adulto, ele ainda pode aprender. Confira algumas dicas de como adestrar o seu cachorro em casa agora mesmo!

Cachorro bagunceiro: como treinar o seu pet

Para fazer as necessidades no lugar certo

O cão se guia pelo cheiro. Então, na hora de limpar o banheiro dele não use desinfetantes que interfiram no odor das fezes e da urina. Escolha um produto à base de cloro, que elimina o cheiro, mas não cria um diferente. Assim, ele sempre terá a referência de onde devem fazer suas necessidades.

Para parar de morder as coisas

Para os cães roedores, coloque pimenta do reino no buraco que ele fez por vários dias. Ao voltar no local, ele vai espirrar e pegar medo da pimenta. Você também pode borrifar água com pimenta do reino nos lugares onde quer afastá-lo, mas isso só vai acontecer se ele já tiver medo da pimenta.

Para parar os latidos

Se o cachorro não para de latir quando alguém chega perto do portão ou quando um animal passa na rua, uma garrafa pet com pedrinhas dentro pode ensiná-lo a latir apenas quando necessário. A estratégia é, quando ele latir, você joga a garrafa ao lado do cachorro e fala ‘quieto’. O susto o fará parar de latir. Repita o processo apenas na hora que o pet latir nas ocasiões mencionadas.

Tenha paciência

Todo processo de aprendizado leva tempo, tanto para nós quanto para nossos animais . Se você tem um cachorro bagunceiro não será da noite para o dia que as coisas vão mudar. O importante é ter persistência e não desistir de ensiná-lo, pois, aos poucos, ele irá aprender. Além disso, lembre-se de tratá-lo sempre com carinho, pois maus-tratos não são a reposta!

Colaboração: Papo de Animais – João Pedro Lúcio, Consultor de Operações da Maria Brasileira | Edição: Mariana Oliveira

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!