Como cuidar do cabelo em cada um dos meses do ano
Reprodução: Alto Astral
Como cuidar do cabelo em cada um dos meses do ano

O início do ano é o momento perfeito para começar a colocar em prática todas as metas que estabelecemos para os meses que estão por vir. E assim como os cuidados com a pele, o cabelo também exige atenção e rotina. Para organizar a folhinha de 2021, a tricologista funcional Valine Alencar revelou 12 dicas valiosas de como cuidar do cabelo para ter os fios mais bonitos o ano inteiro. Confira!

Guia de de como cuidar do cabelo em todos os meses do ano

Janeiro

Com o verão e o calor em alta, a dica é deixar o secador e a chapinha de lado. Apostar em um visual mais despojado e com cabelos naturais é uma ótima pedida para aproveitar a estação mais quente do ano.

Fevereiro

Óleos naturais são verdadeiros aliados da saúde capilar. Encontrados facilmente em supermercados e farmácias, garantem hidratação e revitalização aos fios. Óleos de abacate ou de argan, por exemplo, podem ser usados antes da lavagem com shampoo. O ideal é deixar nos fios ao menos 20 minutos.

Março

As atividades físicas garantem saúde e bem estar. Porém, é preciso cuidar dos cabelos também. O indicado é fazer um coque alto nos cabelos com um amarrador de cetim para não quebrar os fios. Após o exercício, o ideal é lavar os cabelos.

Abril

Os pentes e escovas para desembaraçar os cabelos merecem uma atenção especial. Os que possuem cerdas largas e macias são os mais indicados. É importante pentear o cabelo ainda molhado após o banho, mas com delicadeza para não quebrar os fios.

Maio

Planejar o cronograma capilar é sempre importante. O cabelo precisa de nutrição, hidratação e reconstrução para estar saudável. A avaliação com um tricologista funcional é fundamental para indicar a necessidade do fio.

Junho

Com a chegada do inverno , a melhor opção para lavar os cabelos durante o banho é a água morna. “A água quente é uma verdadeira inimiga das madeixas, causando ressecamento e desidratação”, explica a especialista. Pode usar um óleo vegetal como pré-shampoo para diminuir o ressecamento.

Julho

O possível Carnaval de 2021 deve ter lugar nesse mês devido a Covid-19. Os sprays capilares coloridos e o glitter devem ser usados com moderação. Após a folia, o cabelo deve ser lavado.

Agosto

Os shampoos detox são aliados do couro cabeludo e dos fios. É recomendável a aplicação uma vez por mês para eliminar todos os resíduos de poluição, garantindo uma limpeza profunda adequada.

Setembro

No mês das flores , coques, tranças laterais, rabos de cavalo garantem um visual mais romântico e feminino. Laços, tiaras, presilhas são acessórios fáceis e práticos para incrementar e renovar o visual.

Outubro

No mês de outubro, é interessante usar loção capilar com ativos estimulantes como cúrcuma longa, menta piperita ou cafeína para fortalecer os folículos capilares e estimular novos fios.

Novembro

Hora de cuidar mais dos fios para prepará-los para as festas de fim de ano. Abusar de máscaras hidratantes e, se forem quimicamente tratados, usar máscaras reconstrutoras.

Dezembro

Nas festas, a tendência é usarmos mais secador e chapinha e, também, retocar mechas, alisamentos. Então, além das máscaras para home care, invista em finalizadores à base de silicone para proteção térmica e também redução do frizz.

Créditos: Revista Malu | Edição: Mariana Oliveira

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!