Azulejos na decoração: 7 dicas para deixar o ambiente mais moderno
Reprodução: Alto Astral
Azulejos na decoração: 7 dicas para deixar o ambiente mais moderno

Há muitos anos, os azulejos estão entre as principais tendências de decoração dos lares. Um dos motivos é a versatilidade desse tipo de material, encontrado nas mais diversas cores, estampas e tamanhos. Outra vantagem é sua longa durabilidade, especialmente se comparado à pintura. Para completar, o revestimento cerâmico ainda é de fácil manutenção e, ao ser limpo com uma simples mistura de água e sabão, já volta a parecer novinho em folha.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre qual modelo escolher e quais são os melhores lugares da casa para apostar no uso de azulejos, a arquiteta Lígia Franco, da Doutor Resolve, reuniu dicas práticas que ajudarão (e muito) quem deseja transformar a decor . Confira!

Dicas para usar azulejos na decoração da sua casa

Azulejos na decoração: 7 dicas para deixar o ambiente mais moderno
Foto: Shutterstock

Local ideal

Além da estética, é preciso considerar a função principal atribuída aos azulejos… A proteção. Em cômodos “molhados”, como banheiros e lavanderia, o material é capaz de impedir a penetração da umidade nas paredes. Enquanto, em espaços de maior contato com a gordura, como cozinha e churrasqueira, ele serve para facilitar a limpeza .

Apesar disso, a especialista reforça que nada impede que você use a criatividade para incluir os azulejos em outros cômodos da sua casa. As paredes da sala ou corredores são ótimos exemplos.

Combinações

É possível também combinar dois ou mais modelos de azulejos, sendo que algumas lojas já até disponibilizam conjuntos com estampas diferentes. No entanto, a profissional alerta: “Deve haver cautela para não cansar o olhar ao trabalhar com mais de uma opção ao mesmo tempo”.

Para quem deseja fazer isso, é importante manter um modelo em tons neutros como base e, então, brincar com outro mais colorido ou até com o formato diferente.

Escolha do tamanho

Após a definição da área, você deve definir o tamanho das peças, que podem ser quadradas ou retangulares. Ao assentar todas as paredes do banheiro com o azulejo retangular, com o maior lado no sentido vertical, por exemplo, cria-se uma ilusão de ótica de que o pé direito (medida do chão ao teto) é maior do que realmente é.

Outro truque para metragens reduzidas é dar preferência para peças pequenas. Caso contrário, o ambiente poderá ficar visualmente confuso e poluído.

Altura correta

“Outra questão que deve ser considerada é a altura do revestimento. Para banheiros , não é obrigatório ‘azulejar’ todas as paredes até o teto. Você pode revesti-las até uma altura de 1,50 m para atender às determinações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Já a parte superior da parede pode receber apenas pintura, o que reduz o custo total”, orienta Lígia.

No entanto, para quem pensa em utilizar o material na área de serviço, a dica é assentar o azulejo apenas na parede atrás do tanque.

Pastilhas para complementar

Caso você queira revestir as paredes até meia altura (1,50 m), o acabamento pode ficar por conta de uma faixa de pastilhas ou faixa cerâmica. O resultado é uma decoração muito mais charmosa e focada nos detalhes.

Sem desperdícios

Após definir qual a área receberá o azulejo, calcule a quantidade que será aplicada em cada parede. Dessa maneira, você evita comprar material em excesso ou em pouca quantidade e reduz o risco de não encontrar mais o modelo desejado.

Preço

O valor do material irá variar de acordo com o tamanho, marca e qualidade escolhidos. Para economizar e passar longe de grandes reformas , uma ideia é a pintura sobre azulejos, em que é possível ocultar por completo o revestimento atual ou apenas mudar a tonalidade da parede. Fica a dica!

Consultoria: Lígia Franco, arquiteta da Doutor Resolve | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!