Quarto do casal: 5 dicas para deixar o ambiente mais aconchegante
Reprodução: Alto Astral
Quarto do casal: 5 dicas para deixar o ambiente mais aconchegante

O quarto do casal deve ser um local para relaxar e repor as energias ao lado de quem se ama depois de um dia cansativo. Sendo assim, a decoração pode ajudar (e muito!) a tornar o cômodo um espaço mais convidativo e intimista, para que o par aproveite momentos de tranquilidade juntos.

Segundo o arquiteto Ricardo Caminada e a designer de interiores Daniela Berland Cianciaruso, da Díptico Design de Interiores, são diversos os detalhes que podem contribuir para um ambiente mais aconchegante – todos relacionados ao que o casal julga trazer a sensação de acolhimento.

“Uma cor nas paredes que componha com a colcha e fronhas, uma iluminação mais baixa feita por abajures e uma geral no teto, objetos que remetam aos momentos bons, como porta-retratos com fotos de algo legal, além de tapetes e cortinas para deixar o espaço mais acolhedor”, exemplificam. A seguir, confira mais dicas valiosas!

Dicas dos especialistas para decorar o quarto do casal

Quarto do casal: 5 dicas para tornar o ambiente mais aconchegante
Foto: Shutterstock

Itens de qualidade

Ao contrário do que a maioria pensa, os profissionais afirmam que uma das dicas para economizar na decoração do quarto do casal é investir em produtos que tenham qualidade: “Mesmo parecendo um pouco mais caros a princípio, a vida útil justificará o investimento inicial e você vai se sentir bem em um ambiente que te proporcionará maior conforto”.

Toque de personalidade

Por ser uma decoração conjunta, é importante incluir itens relacionados à personalidade de ambos os membros do casal, que nem sempre irão coincidir uns com os outros. “Em um quarto compartilhado, é interessante ter áreas definidas para cada pessoa, por exemplo, cada lado recebendo um painel de referências de cada um”, indicam.

Espaços pequenos

Os profissionais também explicam que existem algumas técnicas de design de interiores que ajudam a otimizar o espaço disponível, fazendo com que qualquer ambiente pareça maior. Nichos e prateleiras, por exemplo, são ótimos para acomodar objetos e enfeites em metragens reduzidas. Além disso, cores claras e o uso de espelhos também são recomendados para essa função.

Criatividade

Cama, mesa de cabeceira, guarda-roupa… Existem alguns itens fundamentais na composição de qualquer quarto de casal, certo? Entretanto, isso não significa que não dá para usar a criatividade e inovar na escolha desses objetos. Cabeceiras diferentes do comum, almofadas coloridas e quadros personalizados são boas pedidas para fugir do óbvio na decoração.

Plantas

Caso a ideia seja incluir plantas na decoração do quarto do casal, para tornar o ambiente mais aconchegante, a designer de interiores indica atenção à espécie escolhida. Isso porque algumas não são indicadas para o cômodo devido ao processo de fotossíntese. Vale pesquisar antes de comprar!

Consultoria: Ricardo Caminada, arquiteto; Daniela Berland Cianciaruso, designer de interiores da Díptico Design de Interiores | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!